http://cbitsanfrancisco.files.wordpress.com/2010/11/simon_bolivar_satelite.jpg


Cuba e República Dominicana partilharão serviços de satélite

ANSA - Via DCI

O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, colocou à disposição da República Dominicana os serviços do satélite Simón Bolívar, para desenvolver, em parceria com Cuba, programas sociais, de telefonia celular, internet, tele-medicina e tele-educação.

A proposta de compartilhamento do satélite acontece em meio à operação em que a estatal petroleira venezuelana PDVESA comprará os 49% das ações do governo local da Refinaria Dominicana de Petróleos SA (REFIDOMSA).

A transação, estimada em US$ 130 milhões, gerou uma série de críticas ao governo dominicano, já que o país aumentará sua dependência do fornecimento de combustíveis do Estado Venezuelano. A República Dominicana é membro da aliança energética Petrocaribe e recebe 30 mil barris de petróleo por dia.

Com a compra das ações na REFIDOMSA, o acordo entre o governo dominicano e a Petrocaribe será ampliado para 50 mil barris diários. Para os analistas políticos, a decisão do governo de Leonel Fernández de aceitar usar o satélite implicaria novos compromissos políticos com Chávez.

O satélite venezuelano tem capacidade para cobrir toda a região do Caribe. O governo de Caracas já investiu US$ 406 milhões na construção do satélite, de duas estações de controle, no lançamento e na capacitação de 90 operadores.