FAB comemora o Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte

Fonte: ACS-3 - FAB

Uma volta ao passado. Pilotos trajando uniformes de época, realizaram um taxi a bordo da aeronave Curtiss Fledgling na cerimônia militar em comemoração ao Septuagésimo Oitavo Aniversário do CAN e Dia da Aviação de Transporte, na manhã desta quarta-feira (10/11), na Base Aérea dos Afonsos, Rio Janeiro.

A aeronave Curtiss Fledgling, cedida para o evento pelo MUSAL, foi empregada pelos pilotos Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho por ocasião do Primeiro Vôo do CAN, em 1931, no lendário Campos dos Afonsos.

Outra atração do evento ficou por conta da Exposição “Heroismo, Perseverança e Espírito de Luta”, que apresentou o acervo composto de aeronaves antigas, equipamentos especiais, imagens e uniformes que remontam os primórdios da Aviação.

A exposição histórica teve por propósito três objetivos: provocar uma reflexão patriótica sobre a coragem, a abnegação e o pioneirismo dos tripulantes do Correio Aéreo que, epicamente, integraram o País continente; sentir a atmosfera vibrante e aguerrida da implantação, junto aos paraquedistas do Exército Brasileiro, da atividade aeroterrestre na Aviação de Transporte da FAB; mostrar uma trajetória de profissionalismo, disciplina e operacionalidade dos militares dos Afonsos de ontem e de sempre.

A cerimônia militar foi presidida pelo Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Ten Brig do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.