Operação Prata VI - Super Tucanos e Pucarás
vigiam fronteira Brasil - Argentina



Fonte: CECOMSAER - FAB

Aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) e IA-58 Pucará da Força Aérea Argentina (FAA) participam de um exercício conjunto na fronteira sul do país. Ao soar o alerta, pilotos e mecânicos correm para os aviões para decolar no menor tempo possível. Cada minuto conta na corrida para encontrar o alvo. Em todo o caminho, os caças são guiados pelos controladores da Defesa Aérea Brasileira.

A Operação Prata VI, que iniciou ontem (16/6), é um exercício conjunto que tem como um dos objetivos comprovar a eficácia da coordenação e cooperação para o controle da atividade aérea irregular na zona de fronteira entre os dois países.

Durante os cinco dias de Operação, aeronaves C-98 CARAVAN (brasileiras) e PA-34S SENECA e PA-28D DAKOTA (argentinas) irão simular tráfegos irregulares e desconhecidos pelos controladores de voo, cruzando a fronteira entre os dois países. Nesse momento, procedimentos previstos em normas binacionais de defesa aeroespacial entre Brasil e Argentina farão com que controladores militares dos dois países se comuniquem e acionem as aeronaves de alerta no respectivo país onde se direciona aquele tráfego irregular.

A FAB participa com cerca de 140 militares, sediados na Base Aérea de Santa Maria (RS). Radares, aeronaves A-29, pilotos e controladores estão sob a coordenação do Comando Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Já a FAA está sediada no município de Pousadas, localizado nas proximidades da fronteira com o Brasil e conta com as aeronaves IA–58.

A Operação faz parte do acordo de cooperação entre os Governos do Brasil e da Argentina realizado em dezembro de 2002 para o combate ao tráfego de aeronaves supostamente envolvidas em atividades ilícitas internacionais.

A exemplo do que ocorreu no último dia 03 de junho, quando um A-29 SUPER TUCANO da FAB interceptou uma aeronave proveniente da Bolívia que sobrevoava o espaço aéreo brasileiro, transportando 176 kg de cocaína, obrigando o seu pouso, a operação exercita pilotos e controladores na vigilância do espaço aéreo na região de fronteira do Brasil e permite uma importante troca de experiência entre os dois países. Acompanhe as notícias, fotos e vídeos da Operação Prata VI.