Airbus A330-200, matrícula F-GZCP - Foto Internet Flick

Airbus francês desaparece no Atlântico

Força Aérea Brasileira inicia operação de busca e salvamento

Area Militar

A companhia aérea francesa Air France anunciou há algumas horas que perdeu completamente o contato com um avião de passageiros Airbus A-330 na rota entre o Rio de Janeiro e Paris.

O voo AF-447 que seguía com 228 passageiros a bordo era esperado por volta das 09:10 da manhã hora de Paris, mas desde as 06:00 que a aeronave tinha deixado de estabelecer contacto com terra.

Considerando a hora de saída da aeronave e o momento a partir do qual deixou de contactar, é de esperar que algo tenha acontecido depois de a aeronave ter saído do espaço aéreo brasileiro.

A Força Aérea Brasileira iniciou de madrugada uma operação de pesquisa a partir da ilha de Fernando de Noronha no Atlântico, utilizando aeronaves C-130 Hercules e aeronaves de patrulha EMB-111 Bandeirante. Fontes francesas consideram que a aeronave pode ter caído numa área que vai do leste de Cabo Verde até à costa de Marrocos.
Uma operação de salvamento foi iniciada, quando a aeronave não contactou a ilha do Sal em Cabo Verde, o ponto seguinte que deveria ser contactado a seguir ao espaço aéreo Brasileiro.

Mapa da área onde a aeronave poderá estar

Outra questão que entretanto surge, tem a ver com o fato de aparentemente não ter havido qualquer pedido de socorro nem a aeronave ter estabelecido contato rádio avisando que estava em dificuldades. Apenas foram emitidos dados técnicos automáticos que avisaram da ocorrência de falha de pressão e de um curto-circuito a bordo da aeronave.

A não existência de radares sobre o mar, leva a que a posição da aeronave Tenha que ser reportada pelo próprio avião, o que deixou de acontecer algures sobre o Atlântico.


Isto leva a que seja muito mais complicado tentar encontrar a aeronave uma vez que não há certeza sobre onde efetivamente a aeronave se encontrava quando deixou de contactar.


Airbus A-330

O A330-200 é um avião relativamente recente e comum em várias linhas aéreas do mundo. É no entanto um avião de apenas dois motores o que reduz a possibilidade de sobrevivência da aeronave se encontrar problemas sobre o oceano.

A aeronave (registo FGZCP) em causa era no entanto muito recente, tendo voado pela primeira vez em 25 de Fevereiro de 2005 e sido entregue à Air France em Abril desse ano

Vários regulamentos internacionais proíbem a utilização de aeronaves com dois motores em viagens muito longas sobre o mar, mas esses regulamentos têm vindo a ser encarados de forma cada vez mais liberal. A distância entre Fernando Noronha (plataforma continental sul americana) e Cabo Verde (plataforma continental africana) é de apenas 2300 km, o que torna a utilização de aeronaves com apenas dois motores viável, dado que os regulamentos exigem que a aeronave não esteja nunca a mais que aproximadamente duas horas de distância de um aeroporto para onde desviar o voo em caso de necessidade


No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR. A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).

Novo balanço da Air France registra 58 brasileiros a bordo do avião desaparecido
Avião com 228 pessoas a bordo sumiu dos radares sobre o Atlântico.
Números sobre a nacionalidade dos passageiros divergem.

Do G1, com informações das agências internacionais e da TV Globo

Novo balanço da companhia Air France dá conta de que há 58 passageiros brasileiros e 61 franceses a bordo do Airbus que ia do Rio de Janeiro a Paris e desapareceu no caminho sobre o Oceano Atlântico.

Cobertura completa: Air France voo 447

Saiba como obter informações sobre o voo

Segundo o site oficial da companhia, também estariam a bordo 1 sul-africano, 26 alemães, 2 norte-americanos, 1 argentino, 1 austríaco, 1 belga, 58 brasileiros, 5 ingleses, 1 canadense, 9 chineses, 1 croata, 2 espanhóis, 4 húngaros, 3 irlandeses, 1 islandês, 9 italianos, 5 libaneses, 2 marroquinos, 1 filipino, 2 poloneses, 1 romeno, 1 russo, 3 eslovacos, 1 dinamarquês, 1 estoniano, 1 gambiano, 1 sueco, 6 suíços, 1 holandês, 3 noruegueses e 1 turco.

A Air France atribui a informação a autoridades brasileiras.

Divergências

Mais cedo, relação divulgada pela Air France no Rio informava que havia 80 passageiros brasileiros no voo AF 447, que tem 228 pessoas a bordo -216 passageiros e 12 tripulantes.

Entre os 12 tripulantes, havia brasileiros e franceses, ainda segundo a empresa. A Polícia Federal do Brasil informou que há 52 brasileiros a bordo -51 passageiros e um tripulante, segundo a Anac.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/IM_aer/bandeirulha_2.jpg
P-95 Bandeirulha semelhante a este esta sendo utilizado nas buscas


Marinha manda três navios para área de acidente com Air France
O Globo - Antônio Werneck

A Marinha do Brasil informou na manhã desta segunda-feira que determinou que três navios naveguem em direção à área marítima próxima do Arquipélago de Fernando de Noronha, com a finalidade de apoiar a Força Aérea Brasileira nas buscas ao avião da Air France, que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris.

Corveta Caboclo com 54 anos é utilizada nas buscas
Foto Blog Naval

Participarão da operação a fragata Constituição, a corveta Caboclo e o navio-patrulha Grajaú. Todos são subordinados, respectivamente, à esquadra brasileira, sediada no Rio de Janeiro, ao Comando do 2º Distrito Naval, sediado em Salvador, e ao Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal, O navio-patrulha Grajaú já se encontra em deslocamento para o local das buscas, enquanto a fragata Constituição e a corveta Caboclo devem iniciar a viagem, partindo, respectivamente, de Salvador e Maceió, ainda nesta manhã.

A Força Aérea Brasileira coordena as operações e indicou à Marinha um ponto de onde deverá ser iniciada as buscas. O ponto informado pela Força Aérea Brasileira fica a 597 milhas náuticas (cerca de 1.100 Km) de Natal e a 425 milhas náuticas (aproximadamente 770 Km) do Arquipélago de Fernando de Noronha. No caso de incidentes envolvendo aeronaves sobre o mar, a coordenação das operações de busca ficará a cargo da Força Aérea Brasileira, com apoio da Marinha do Brasil.