100 anos da 1ª travessia Aérea da França para a Inglaterra.

By Vinna com informações do Wikipédia

Auguste Louis Blériot (Cambrai, França, 1 de Junho de 1872 - Paris, 2 de Agosto de 1936) foi um aviador francês, talvez o mais popular de todos. Foi graças a ele que ficou demonstrada a utilidade do avião como instrumento militar (e mesmo de transporte de passageiros), quando ele realizou a travessia do canal da Mancha, em 1909. Após seu pouso bem sucedido na Inglaterra com o Blériot XI, o aeroplano ganharia o status de uma máquina com o potencial para transformar as relações entre as nações. Louis Blériot era engenheiro formado pela Escola Central de Paris e empresário bem sucedido da indústria automobilística até os trinta anos de idade, quando decidiu dedicar-se exclusivamente ao ramo da aeronáutica. Interessou-se pela aviação quando, em 1900, construiu um ornitóptero, um tipo de avião que tenta imitar o vôo dos pássaros movimentando suas asas para alçar vôo. Era um autodidata em matéria de aviação: projetou seu próprio avião e aprendeu a voar sozinho. Criou a Companhia Blériot - Voisin em sociedade com Gabriel Voisin. Entre 1903 e 1906 esta empresa desenvolveu vários modelos de aviões. Em 1906, em associação com outros pioneiros, como Voisin y Levavasseur, construiu o Blériot IV, um biplano muito mais elaborado que, não conseguiu elevar-se. Dois anos mais tarde introduziu uma cauda no Blériot VIII, um modelo de meia tonelada de peso e um motor de 40 cavalos que em outubro conseguiu percorrer de forma ininterrumpita o trajeto entre as pequenas localidades de Toury e Artenay. Fruto deste êxito foi o Blériot XI, um monoplano de 28 cavalos com o qual, em 25 de julho de 1909, realizou o primeiro vôo com motor desde o porto francês de Calais a localidade britânica de Dover, com o que se convirteu no primeiro homem que atravessou o canal da Mancha a bordo de um avião auto propulsado. A façanha, cujo relato percorreu o mundo como um rastro de pólvora, o fez receber um prêmio de 1000 libras outorgado por um jornal britânico. Em 1907 realizou seu 1º voo em Bagatelle, França. O jornal britânico Daily Mail oferecia um prêmio de mil libras esterlinas ao aviador que primeiro cruzasse o Canal da Mancha. Em 25 de Julho de 1909 Louis Blériot, pilotando uma aeronave modelo Blériot XI, realizou o primeiro vôo internacional da história. Partiu de Les Barraques (perto de Calais) na França e, depois de percorrer 35 quilômetros em 37 minutos, chegou a Dover na Inglaterra. Assim recebeu o prêmio prometido pelo Daily Mail. Guilherme II, Imperador da Alemanha, fez uma declaração sobre este acontecimento que se tornou famosa na época: "A Inglaterra não é mais uma ilha". "Esta transformação da geografia é uma vitória da navegação aérea sobre a navegação marítima. Um dia, talvez, graças a você, o avião atravessará o Atlântico". Trecho da carta em que Santos Dumont parabeniza Blériot. Nos anos da Primeira Guerra Mundial fabricou grande número de aviões militares para os aliados (mais de 10.000). Desta forma contribuiu para o esforço bélico francês, primeiro através de protótipos baseados em seus própios desenhos, e posteriormente em colaboração com a fábrica de aeroplanos Spad, cujos aparatos foram grandes protagonistas da contenda aérea. Finalizado o conflito, fundou sua própia compahia de aviacção e realizou numerosos investimentos no desenrolar da aeronáutica civil. Em sua homenagem, um asteróide recebeu a designação: 11248 Blériot.