http://topnews.us/images/imagecache/main_image/sites/default/files/Sa%E2%80%99ad%20bin%20Laden.jpg
Sa'ad bin Laden


Filho de Bin Laden morreu em bombardeio dos EUA, diz rádio

Reuters - Via O Globo

Um filho de Osama bin Laden provavelmente foi morto por um bombardeio americano no Paquistão neste ano, disse a Rádio Pública Nacional dos EUA, citando fontes americanas de inteligência.

Sa'ad bin Laden figura relevante na nebulosa relação entre Irã e Al-Qaeda, supostamente teria ido para o Paquistão após passar anos sob prisão domiciliar no Irã, disse uma fonte de inteligência dos EUA em janeiro.

A imagem “http://i33.photobucket.com/albums/d52/areamilitar/a_AER/MQ9_320.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Um míssil disparado de um avião teleguiado dos EUA o teria matado em algum momento deste ano, disse o site da rádio estatal, citando uma fonte não-identificada de contraterrorismo.

De acordo com essa fonte, as agências de inteligência dos EUA têm "80 a 85%" de certeza de que Sa'ad bin Laden morreu. Acrescentam que ele não era suficientemente importante para ser um alvo, apenas estava "no lugar errado na hora errada".

A imagem “http://www.foxinternet.co.uk/images/binladensmall.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
A RPN acrescenta que não se sabe se Sa'ad bin Laden estava perto do pai ao morrer.

A fonte de inteligência disse que ele era ativo na Al-Qaeda, mas não tinha grande influência. Acredita-se que tivesse quase 30 anos de idade.

Os EUA intensificaram desde setembro seus ataques ao Paquistão, atacando extremistas ligados ao Talibã e Al-Qaeda em áreas vizinhas ao Afeganistão.

A imagem “http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111a020.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Desde o começo do ano passado, os EUA realizaram quase 50 bombardeios desse tipo, matando cerca de 470 pessoas, inclusive diversos extremistas estrangeiros, segundo cifras compiladas pela inteligência paquistanesa, por autoridades locais e por moradores.