MiG-28 (МиГ-28 em alfabeto cirílico)

By Vinna

Este caça fictício de origem Russa têm aparecido em vários filmes. Em alguns inclusive foi atribuída o codinome da OTAN “Finback” que na realidade foi atribuído ao caça chinês Shenyang J-8.


A primeira referencia ao “MiG-28" foi na novela “Quiller” de 1978 escrita por Elleston Trevor. No livro a designação usada é MiG-28D - código OTAN "Finback" e na descição contida no livro a aeronave parecia um MiG-25, mas com entradas de ar protuberantes no estilo F-16 e asa em delta.

Em 1986 o filme Top Gun, o tenente Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) travou combate com estes caças, tendo inclusive realizado um mergulho “invertido” de 4G com uma aeronave do tipo.


No filme não é atribuído ao avião nenhum codinome da OTAN a nacionalidade da aeronave fica implícita, pois a denominação MiG representa a Russian Aircraft Corporation MiG, ou RSK MiG, empresa que depois de 1989 sucedeu o Bureau Mikoyan-i-Gurevich Design (Микоян и Гуревич, МиГ).



O caça era representado pelo mais americano dos caças, o Northrop F-5, que a época eram utilizados como aviões de treinamento “agressor” para combate aéreo dissimilar da Marinha Americana - United States Navy Fighter Weapons School.


Na ocasião os F-5 foram então pintados de preto fosco para incorporarem o papel de MiG-28. Interessante que após o filme a pintura foi mantida. Durante o filme é usado um áudio (breve) dos pilotos se comunicando em Russo. (DVD)


Apesar de no roteiro original esta previsto que o áudio seria em Norte-Coreano. Outro detalhe é que nos jogos que vinheram posteriores ao filme os aviões utilizados são os MiG-29 "Fulcrum".

Cena da série Supercarrier




A ultima vez que a designação MiG-28 foi usada na mídia foi na série Supercarrier de 1988 da rede de TV americana ABC (acima).

Vale ainda salientar que a denominação "MiG-28" é incompatível formato de designação Russo/Soviética já que atribui uma denominação par para os caças e números ímpares para os bombardeiros e aeronaves de grande porte, precedido das iniciais do Bureau do projetista.


Ficha Técnica - MiG-28 (F-5)
Dimensões: Motores/ Potência
Comprimento: 14.68 M
Envergadura: 8.13 M
Altura: 4.06
Potência total: 4600 Kg - 2 x motores General Electric J85-GE2
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 4346 Kg
Peso máximo/descolagem: 11192 Kg
Numero de suportes p/ armas: 5
Capacidade de carga/armamento: 3175 Kg
Tripulação / passageiros: 1 Velocidade Maxima: 2100 Km/h
Máxima(nível do mar): 1250 Km/h
De cruzeiro: 1044 Km/h
Autonomia standard /carregado : 500 Km
Autonomia máxima / leve 2300 Km.
Altitude máxima: 15590 Metros