http://www.armyrecognition.com/europe/Pologne/MSPO/MSPO_2002_Pictures/pictures/Igla_missile_MSPO_2002_Poland_01.jpg

As FARC possuem mísseis IGLA

As armas, encontradas pela "Fuerza Omega" nas selvas de Guaviare, faziam parte da arsenal anti-aéreo da guerrilha das FARC.

Fonte: El Tiempo - Tradução: Site Armas de Guerra

A questão é tratada como um segredo de Estado. Passou de um rumor que circulava desde meados de 2007 para um alerta concreto de organismos de inteligência e segurança da Colômbia.

Fontes de alta responsabilidade do governo colombiano confirmaram ao jornal El Tiempo que há informações confiáveis de que a guerrilha concretizou uma negociação para adquirir os sofisticados lançadores de mísseis terra-ar russos através de contatos localizados em território venezuelano.

Esse jornal encontrou os últimos relatórios de um grupo especial de inteligência que desde 2000 tem a missão de acompanhar os movimentos que a guerrilha tem efetuado para tentar inverter as desvantagens estratégicas que foram impostas pelas Forças Armadas quando esses completaram as suas frotas de aviões e helicópteros.

Em dezembro passado, esse grupo descobriu que três representantes das FARC no exterior procuravam informações sobre os mísseis IGLA-S24. Várias agências de inteligência estrangeiras também possuem informações que levam a mesma direção.

Na frente dos contatos estava, de acordo com esses relatórios," Ivan Márquez", um membro do secretariado das Farc, e que o próprio Presidente Álvaro Uribe disse que está no exterior.

Até agora não há confirmação de que este material chegou à Colômbia. O certo é que a potencial ameaça foi comunicada aos pilotos da Força Aérea e da Aviação do Exército que atuam nas três zonas do país onde se concentram as maiores operações contra as Farc e onde se refugiam, pelo menos, três dirigentes do secretariado.

"Nos últimos anos, temos lidado com os RPGs. Muitas vezes vimos passar como um flash ao lado do helicóptero, mas um míssil é outra coisa e disso já estamos avisados", disse um piloto militar.

Uma fonte confirmou que as FARC, através de "Márquez", estava atrás de pelo menos 20 desses mísseis, cuja velocidade supera de longe os aviões e helicópteros militares que mudaram o rumo do conflito.

O assunto é tão sensível que mereceu duas reuniões entre o alto governo e a cúpula militar. Foram analisados vários cenários: desde a busca de novas tecnologias para conjurar a ameaça, até rastrear os números de série dos mísseis, que estariam nas mãos da guerrilha, para determinar sua procedência.

Uma fonte da " Casa de Nariño" revelou que o assunto estava na agenda do Presidente Uribe durante sua última visita oficial à Venezuela, em abril. Ele acrescentou que o governo do presidente Hugo Chávez se comprometeu investigar a respeito.