As novas relações coloniais


Ricupero: 70% das nossas exportações são minério e soja; 87% das importações, produtos industriais (Foto: Wilson Dias/ABr)


CHINA AVANÇA NO QUINTAL DOS EUA: COMPRA MATÉRIAS-PRIMAS DO BRASIL E VENDE MANUFATURAS

Monitor Mercantil

Ex-secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Rubens Ricupero disse ao MM que não concorda com o economista Carlos Lessa, que já presidiu o BNDES e para quem China e EUA articulam secretamente a formação de um G2 hegemônico.

Ricupero, no entanto, lamenta que o comércio do Brasil com a China se dê em piores bases que as já sofríveis trocas bilaterais com os EUA.

"Temos também um expressivo comércio com a China, mas, infelizmente, é exemplo clássico do antigo padrão Norte-Sul. De tudo o que a China nos vende, 97% são manufaturados, mas o que vendemos para eles, mesmos quando industrializados, são produtos de baixíssimo nível, como no caso do farelo de soja. Cerca de 70% do que vendemos é minério e complexo soja.", critica Ricupero, que foi ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco.

Ricupero salientou que no "conteúdo a mais" de assimetria que o Brasil tem no comércio com os chineses em relação às trocas com os norte-americanos, inclui-se a retirada da presença da Embraer na China.

"Tudo indica que a Embraer não deve ficar na China. Mas com os EUA temos um comércio, em grande parte, de manufaturados, porque as trocas são, em larga medida, o resultado da produção das multinacionais norte-americanas no Brasil, que aqui produzem para exportar para o mercado de origem", comparou.

Segundo o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), porém, o quadro descrito por Ricupero pode ser ampliado para toda a pauta de exportações, que se encontra em acelerado processo de reprimarização.

Nos primeiros sete meses do ano, segundo o Ipea, enquanto as exportações de produtos básicos caíram 11,2% em relação ao mesmo período de 2008, os produtos industrializados amargaram decréscimo substancial de suas vendas (31,3%).