Polícia faz operações contra o tráfico no Rio

Bandidos dispararam balas traçantes contra o helicóptero blindado da Polícia Civil. As balas passaram bem perto da aeronave, mas ela não foi atingida.

Fonte: G1

A polícia do Rio de Janeiro enfrentou, nesta quarta-feira, bandidos em vários pontos da cidade e comprovou a utilidade do helicóptero blindado.

A polícia fez operações contra o tráfico em quatro favelas. As equipes que entraram nos morros tiveram o apoio de policiais com uma visão privilegiada, do alto.

Durante a operação no centro da cidade, bandidos dispararam balas traçantes contra o helicóptero blindado da Polícia Civil. As balas passaram bem perto da aeronave, mas ela não foi atingida.

O modelo do helicóptero foi desenvolvido nos Estados Unidos para ser usado na guerra do Vietnã. Ao longo dos anos, passou por várias mudanças e ganhou um motor mais veloz e mais potente. Quando a polícia encomendou a aeronave pediu uma blindagem especial: adaptada para a realidade das operações no Rio de Janeiro.

O piloto afirma que os disparos não causariam um grande estrago: “o helicóptero é um helicóptero blindado, projetado para guerra e robusto, inclusive foi feito pra isso. Para passar por essas situações, então dificilmente iria acontecer algum tipo de dano pra aeronave e para tripulação”, afirmou Adonis.

Com um ano de funcionamento, o helicóptero tem apenas uma pequena marca que nem parece ter sido causada por um tiro de fuzil.

“Desestabilizar a aeronave nunca. No máximo, um furo na fuselagem onde não tem problema nenhum e nada mais”, declarou o piloto.