Embraer 190 Bartolomeu Gusmão com pintura da República Federativa do Brasil

EUA libera venda aviões comerciais da Embraer à Venezuela


Fonte: Reuters - Terra

Os Estados Unidos deram sinal verde para que a Embraer venda aviões comerciais com componentes americanos para a Venezuela, mas isso não significa que o embargo militar ao país sul-americano tenha sido afrouxado, informou a empresa nesta quinta-feira.

Os Estados Unidos proíbem que sua indústria bélica realize vendas ao governo do presidente Hugo Chávez, visto por eles como uma ameaça à segurança regional. Em 2006, Washington bloqueou a venda de aviões de treinamento Super Tucano da Embraer devido ao uso de peças americanas.

Luis Fernando Lopes, diretor regional de vendas da Embraer, afirmou que a companhia já foi impedida de vender aeronaves comerciais para a Venezuela porque elas usavam um sistema de comunicação americano.

"O embargo militar não foi abrandado", disse Lopes. "O que se permite agora é que nós vendamos aeronaves comerciais com tecnologia americana".

Lopes disse que a Embraer negocia a venda de 20 aeronaves a quatro companhias aéreas da Venezuela. A transação, que incluiria vários jatos Embraer 190 e Embraer 195, tem o valor total de cerca de US$ 700 milhões.