Emirados Árabes Unidos participam pela primeiravez da Red Flag

Revista Asas

Pilotos, técnicos, mecânicos e outros oficiais dos Emirados Árabes Unidos (EAU) estão participando, pela primeira vez na história daquele país, de uma edição de um dos mais tradicionais exercícios militares multinacional dos EUA, a Red Flag.
Desde o dia 22 de agosto, caças supersônicos Lockheed F-16E/F Block 60 dos EAU se juntaram com outras aeronaves como os F-16CG, Boeing F-15C/D, Boeing B-52H, Grumman EA-6B Prowler, Boeing F/A-18 Hornet, Boeing E-3 Sentry, Boeing KC-135, Lockheed MC-130, dos EUA e também com os veteranos jatos de combate Aeritalia/Aermacchi AMX, da Força Aérea Italiana.

O exercício foi iniciado ontem na Base Aérea de Nellis, uma das maiores da Usaf (força aérea norte-americana), com mais de 70 aeronaves que, durante duas semanas, vão realizar missões de interceptação, ataque ao solo, patrulha aérea de combate, reconhecimento armado, reabastecimento em voo, comando e controle, entre outras.

Os F-16E/F dos EAU são os mais modernos em operação hoje em todo o mundo. Baseado nas versões Block 50/52, o Block 60 teve seu aviônicos e radar aperfeiçoados, além de ter recebido tanques de combustível conformal na fuselagem, aumentando ainda mais a sua capacidade de combate.