França nas cerimônias do 40º aniversário da Revolução Líbia

Fonte: PANA

França vai participar nas cerimónias que marcam a comemoração do 40º aniversário da Revolução de 1 de Setembro na Líbia com dois aviões "Rafale" do Exército, anunciou quarta-feira a Embaixada de França em Tripoli.

Segundo um comunicado da Embaixada transmitido à PANA, os dois aparelhos participarão no desfile militar aéreo organizado no quadro das festivadades de 1 de Setembro com perto de 80 aparelhos de combate e de transporte provenientes de outros países.

Este desfile permitirá igualmente ver no céu de Tripoli um aparelho Mirage F-1 líbio, que França reparou no quadro dum contrato assinado com a Líbia para a manutenção de cerca de 12 aeronaves.

O comunicado indica igualmente que França vai participar ainda no Festival Internacional das Músicas Militares, de 28 de Agosto a 4 de Setembro na Líbia, com o destacamento da música principal da Legião estrangeira.

Esta tropa de música é constituída por mais de 50 elementos, com particularidades como o seu famoso tambor-maior na manipulação de bastão impressionante, o seu "chapéu chinês", instrumento de sineta único nas músicas militares francesas ou ainda o procedimento lento e majestoso destes músicos bem conhecidos do público francês pelas suas prestações durante as festividades do 14 de Julho nos Campos-Eliseus.

Unidades militares da Argélia, da Guiné Equatorial, dos Camarões, do Congo, da República Centro-Africana, do Togo, do Benin, de Madagáscar, das ilhas Comores, da Guiné-Bissau, da Eritreia, do Lesoto, do Mali, de Marrocos, do Tchad e do Níger, estarão igualmente presentes.

A elas juntar-se-ao ainda as do Zimbabwe, do Uganda, do Senegal, da Mauritânia, da Serra Leoa, da Gâmbia, da Tunísia, do Egipto, da Guiné-Conakry, do Burkina Faso, da Tanzânia, do Ruanda e da Zâmbia.