[246.jpg]

Helibras entrega seu 500º helicóptero ao estado do Acre

Fonte: Revista Asas

A Helibras entregou ontem seu 500º helicóptero ao governador do Estado do Acre, Binho Marques. O ato aconteceu no estande da Helibras na Interseg 2009 – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, considerada o maior evento de negócios do setor na América do Sul, de 25 a 27 de agosto, em Brasília. A aeronave modelo Esquilo AS 350 B2, que estava em exposição na feira, será o primeiro helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre. A Helibras é líder no segmento de segurança pública e defesa civil, com 81% de participação.

Para o presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira, a entrega do 500º helicóptero é um marco para a história da empresa. “Há trinta e um anos produzimos no Brasil aeronaves com a mesma tecnologia da Europa. Isso mostra que somos referência no mundo, ao oferecer equipamentos inovadores e na prestação diferenciada de serviços associados".

Segundo o diretor comercial da Helibras, Julien Négrel, o helicóptero vai atender às necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia e no interior do estado, bem como às demandas relacionadas a desastres naturais como enchentes e incêndios florestais, apoio a moradores de localidades isoladas, ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pacientes graves e de órgãos. “A aeronave é considerada ‘multimissão’ por se adequar aos mais diversos tipos de serviço. Está equipada com o que há de mais moderno em termos de sistemas de navegação, integrando mapas eletrônicos, computador de bordo, rádio multifrequencia”, afirma. Ele informa ainda que o contrato inclui treinamento de pilotos e manutenção.

A aeronave foi adquirida através de um convênio entre o governo do estado do Acre e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no âmbito do Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no valor de R$ 6,9 milhões.