[246.jpg]

Helibras vende duas aeronaves para o estado do Amazonas

Fonte: Revista Asas


A Helibras celebrará a assinatura de dois contratos com o governo do Estado do Amazonas, na próxima quarta-feira, dia 26, durante a Interseg 2009 – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, considerada o maior evento de negócios do setor na América do Sul, em Brasília. Serão fornecidos dois helicópteros Esquilo AS 350 B3 para a Polícia Militar do Amazonas, sendo que uma delas foi adquirida através de um convênio entre o governo estadual e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no âmbito do Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e a outra pelo próprio governo do Estado do Amazonas.

A Helibras é líder no segmento de segurança pública e defesa civil, com 81% de participação. De acordo com Julien Négrel, diretor Comercial da empresa, este segmento conta hoje com mais de 100 helicópteros em operação, dos quais 85 são da gama Helibras. "Os órgãos de segurança pública e defesa civil têm percebido a importância da utilização de aeronaves em missões de risco", afirma.
Serão os primeiros helicópteros da polícia da Amazônia. O único estado cuja polícia militar possui aeronave atualmente é o Pará e, a partir de agora, o Acre também terá. “Numa região onde o principal meio de transporte é o fluvial e as distâncias são enormes esse tipo de equipamento é fundamental pela agilidade que ela pode oferecer em situações de risco e de segurança pública”, diz o executivo.

Monoturbina versátil, graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, o AS 350 pode executar as mais diversas missões, tanto civis como policiais e militares. Com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto, o helicóptero apresenta ótimo desempenho em altitudes elevadas e temperaturas altas.

Considerado o maior evento de segurança pública da América do Sul, a Interseg 2009 ocorre em Brasília, entre os dias 25 e 27 de agosto. Na mostra, a Helibras dividirá o mesmo estande com a EADS DS, o centro de competências de defesa e segurança da EADS, que durante o evento irá apresentar soluções abrangentes que envolvem o ciclo completo de serviços de proteção aos cidadãos.


Polícia do Amazonas Cria Unidade Aérea de Combate ao Crime
e Apoio a Defesa Civil.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am - Via: Blog do Leão

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) e com o total apoio do Exmo. Srº Cel. QOPM Dan Câmara, Comandante Geral da PMAM, estão realizando em Manaus-Am, o Curso de Piloto Privado de Helicóptero, com as aulas iniciadas desde o dia 22JUN09 e término dia 12AGO09. Segundo o Cel. QOPM Chagas, diretor do IESP, um dos objetivos do curso é preparar pilotos para o Grupo de Operações Aerofluvial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na primeira fase do curso, o exame intelectual, foram 54 inscritos entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, que concorreram a 28 vagas, posteriormente estes 28 classificados realizaram a segunda fase do curso, o exame de aptidão física e por fim a terceira fase do curso, inicio das instruções, com aulas teóricas e divulgação do cronograma de estudos: Navegação Aérea, Teoria de Vôo, Meteorologia, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Aviação Civil, Conhecimentos Técnicos, Simulado, além da lista do material a ser utilizado e a bibliografia.

Vale ressaltar que o patrulhamento aéreo é uma excelente ferramenta com visão estratégica e ampla, fazendo o que seria impossível nas viaturas terrestres. O 2º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública (2º FNAvSeg), ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, em 01AGO09, o evento reuniu pilotos, operadores e mecânicos de vôo das polícias Federal, Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

Esta é a visão da Polícia Militar do Amazonas, em preparação para a Copa de 2014, afirmam o Tenente Coronel PM Piccolotto e o Capitão PM Gioia, a iniciativa é de grande valia e irá minimizar ainda mais a criminalidade e facilitar os trabalhos da PM. Muitos outros cursos, estágios e especializações virão para melhor atender o público e garantir a segurança durante os jogos da Copa. O objetivo é preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente, mediante um policiamento ostensivo de excelência.