Acima a versão de ataque do T-50 designada A-50

Israel analisa T-50 e firma contrato para os T-6A Texan II

By Vinna com informações do News Smashits & Defpro

A Força Aérea de Israel planeja incorporar o treinador a jato Sul Coreano T-50 a fim de substituir sua frota de Skyhawks. Neste sentido uma delegação de três membros foi encaminhada a Seul para discutir o assunto com representantes do governo. Segundo informações Israel planeja a compra de pelo menos 30 jatos a serem usados nos exercícios de formação de combate de seus pilotos.

Israel também analisa ainda o Hawk T-45 americano e o M-346, produzido pela Alenia/Aermacchi italiana. Entretanto, o jato sul coreano parece ter a preferência já que compartilha desempenho e componentes com o caça F-16 largamente utilizado por Israel. Além disso, Israel assinou recentemente um acordo de cooperação com a Coréia do Sul para desenvolver um radar de varredura mecânica com tecnologia de Israel para seus TA-50/FA-50.



Concomitante ao anunciado acima, Israel firmou contrato com a HBC - Hawker Beechcraft Corporation para o fornecimento do T-6A Texan II. O contrato inclui simuladores de voo e bancadas de teste para operação e manutenção do aparelho além de publicações técnicas. Apartado do contrato de compra o Ministério da Defesa de Israel vai firmar contrato com a fabricante para introduzir modificações na aeronave bem como a assistência pós-venda da aeronave. Ainda não se sabe a quantidade de T-6A Texan II encomendados mas especula-se que a encomenda superará as 40 unidades.