O conceito “Sidemount Heavy Launch Vehicle”: Reinventando a roda?

Fonte: Quintus - por Clavis Prophetarum





Em 17 de junho de 2009 o gestor do programa Shuttle da NASA, John Shannon apresentou o conceito de um veículo de lançamento derivado diretamente do Shuttle ou “Sidemount Heavy Launch Vehicle”. A maior parte dos sistemas deste conceito seriam os do Shuttle e do ATV europeu. A ideia é usar este veículo como um abastecedor pesado da Estação Espacial Internacional (ISS), capaz de transportar numa única viagem os abastecimentos consumidos pela ISS em todo um ano.

Shannon propôs duas variantes: uma usa um ATVA e dois MPLMs ou uma uma combinação de MPLMs e de transportadores de carga exteriores. A outra variante usa um módulo de propulsão e uma mistura de MPLM e transportadores de carga exteriores.

A solução permitiria maximizar os custos do dispendioso sistema do Shuttle, reutilizando componentes, métodos, instalações e sistemas de transporte. Um sistema destes poderia até ser adaptado ligeiramente de forma a colocar astronautas na Lua a uma fracção do custo do sistema Constellation.

Obama disse que tencionava manter 2020 como o ano em que os EUA regressam à Lua. A afirmação pode ou não ser verdadeira… Mas o SDLV Sidemount é uma ideia muito melhor em termos de reutilização da infra-estrutura já existente que o Ares V por questões de custo e tempo. Isso não parece oferecer dúvidas a ninguém. A versão Inline, para uma versão tripulada, é também mais razoável do que construir um sistema totalmente novo para guarnecer a ISS.

Mesmo que o HLV não seja um substituto para o Ares V pode ser uma solução intermédia, para resolver os problemas crónicos de que sofre este programa e que estão a adiar cada vez mais o regresso da NASA à Lua.