O monstro está de volta

Fonte: Plano Brasil

O governo russo anunciou durante a feira aeronautica internacional MAKS 2009 em Zhukovsky nos arredores de Moscow, que será retomada a produção do cargueiro super peso Ant-124, classificado agora como o terceiro maior cargueiro civil do mundo atrás apenas do seu irmão maior o ANt-225 Mirya e da versão cargueira do Airbus A-380 o A-280F.

O Antonov An-124-100 Ruslan foi desenvolvido em 1982 pela Antonov Design Bureau situada na Ucrânia, entretanto os direitos d eprodução e intelectuais pertencem aos Russos.


Segundo a nota as autoridades Russas estariam também avaliando a retomada da construção da versão militar do An-124 chamada de Condor, estariam nos planos da Força Aérea Russa a aquisição de uma versão encurtada do Ant-124 entretanto estas informações não foram confirmadas.


O consórcio construtor do Antonov avalia contar com uma encomenda de já 60 aeronaves o que pode ser extendido ainda mais no futuro caso a versão militar volte a entrar em produção.

Colaborou W. Zdeniek

Começa a produção do C-5M Galaxy

Fonte: Poder Aéreo - Via Plano Brasil

A Lockheed Martin deu início à produção dos aviões de transporte C-5M Galaxy no último dia 19 de agosto. O programa se extenderá por sete anos e, na verdade, visa a reconstrução de 49 células de aeronaves C-5B/C Galaxy.

Um dos pontos principais do programa RERP (reliability enhancement and re-engining programme) é a substituição dos atuais motores por novos turbofans General Electric F138-GE-100 (CF6-80C2). A células também receberão diversas atuallizações.

No início da fase (low-rate initial production phase) RERP cada aeronaves consumirá 13 meses de trabalho para que todas as modificações sejam feitas. O primeiro C-5M deverá ser entregue à USAF em setembro de 2010. Com o passar do tempo, este período cairá para oito meses.

Dois C-5B e um C-5A já foram convertidos pela Lockheed durante a fase de desenvolviemnto. No mês que vem estas aeronaves passarão por um período de avaliações na Base Aérea de Dover.

Na outra fase do programa de modernização 111 aeronaves C-5AB estão recebendo modificações na cabina, incluindo um novo “glass cockpit”.

Em 2007, por causas dos custos elevados, muitos C-5A não foram incluídos no programa RERP. Esta decisão será estudada novamente para avaliar a possibilidade de incluir mais aeronaves nesta fase.