Paquistão começa a construir 1º avião não-tripulado do país

Da EFE - G1

As Forças Aéreas do Paquistão (PAF) começaram hoje a construir, em colaboração com uma companhia italiana, seu primeiro modelo de avião não-tripulado, o Falco UAV, que não tem capacidade de ataque.

Em comunicado, as Forças Aéreas detalharam que o projeto, que era elaborado há dois anos, foi inaugurado hoje formalmente pelo presidente do Complexo Aeronáutico do Paquistão, Farhat Hussain, em sua sede de Kamra, no norte do país.

"O Paquistão se transformará agora em um membro do exclusivo clube de países que têm capacidade própria para produzir um avião não-tripulado tático moderno", festejou Hussain, segundo a nota.

A construção do Falco UAV, com a ajuda da empresa italiana Selex Galileo, permitirá às PAF "satisfazer às necessidades de vigilância e reconhecimento atuais e futuras", afirmou Hussain.

A aeronave, de pequeno porte e rápida, tem a missão básica de detectar, localizar e identificar alvos, possui câmera de televisão e processador de imagens quase em tempo real, mas não tem capacidade de ataque, segundo a descrição que a companhia italiana que o produz faz do aparelho.

Especialistas e fontes de inteligência ocidentais consultadas pela Agência Efe descreveram o Falco UAV como "um avião muito básico" que poderá servir de "apoio" ao Exército paquistanês em operações tanto terrestres quanto aéreas.