Reaparelhamento da Marinha do Brasil, candidatos e previsões


Num excelente trabalho realizado pela equipe do Blog Poder Naval foram apresentadas num artigo denominado Atualização das propostas para os Futuros Programas da MB as propostas atualizadas dos principais candidatos ao programa de reaparelhamento da Marinha de Guerra Brasil.

O Plano Brasil empresta-lhes a iniciativa e a matéria para apresentar aos nossos leitores um pouco do que sugerem as empresas e governos envolvidos neste programa ambicioso que visa lançar a Marinha do Brasil para o século XXI.

Nos últimos meses, após a Marinha do Brasil criará os programas de futuros escoltas, navios de patrulha oceânicos, navio de apoio logístico e navio-aeródromo, diversos estaleiros, de vários países passaram a apresentar suas propostas, que, segundo eles, teriam total apoio de seus respectivos Governos. Quanto aos navios-aeródromo, cabe ressaltar que a Marinha do Brasil pretende operar um navio de propósitos múltiplos, que poderá ser um LHA ou LHD (conceito semelhante ao projeto espanhol para a Austrália e outro, maior, convencional, para substituir o NAe São Paulo.

FRANÇA

Os franceses, que pretendem aumentar ainda mais sua parceria com o Brasil, ofereceram uma plêiade de soluções que varia desde Navios Aeródromos até navios de patrulha oceânicas, são eles:

Navios escoltas:

Os Frances apostam todas as suas fichas nas modernas e super armadas Fragatas FREMM cujos deslocamentos e capacidades se enquadram dentro dos requisitos da MB.

Navios de patrulha oceânicos:

Como opção para a patrulha oceânica a DCN apresenta o seu moderno navio conceito Gowind destinado a guerra oceânica e litorânea classificadas como Corvetas. conceito flexivível e multipropósito que adota inúmeros sistemas comuns às Fragatas FREMM e que conta com uma variada gama de navios menores destinados aos mais variados fins.

Família Gowind com as mais variadas versões destinadas à inúmeras aplicações entretanto compartilham os mesmos ssitemas e conceitos

Navios de assalto Anfíbio

A Marinha do Brasil pretende ingressar no clube dos paises operadores de navios de assalto anfíbio de projeçãod e poder e sendo assim a DCN apresenta o seu conceito BPC Mistral o qual transporta helicópteros, tropas e veículos de assalto anfíbios, os navios são os mais baratos de suas categorias por possuírem diversos avanços aplicados a construção de navios para fins civis.

Navio Aeródromo

Para substituir o NAe São Paulo a nave captânea da Marinha do Brasil por volta de 2025, a DCN oferece um navio conceito baseado no NAe Nuclear Charles se Gaulle, entretanto a variante Brasileira seria de de propulsão convencional e com deslocamentod e 40 000 toneladas.

ESPANHA

Navios escoltas:

Os espanhóis através da NAVANTIA ofereceram suas fragatas F-100, para serem os futuros escoltas,os navios são considerados extramamente armados para as suas dimeñsões e congregam uma suite de armamaentos e sensores extremamente avançados, vale ressaltar que a Marinha Australiana selecionou a NAVANTIA para o fornecimento da sua nova classe de navios escolta.

Navios de assalto Anfíbio

Como resposta à necessidade de um navio de assalto anfíbio a NAVANTIA apresenta o seu moderno conceito de um LHD semelhante ao BPE Juan Carlos I para ser o futuro LHD da Marinha do Brasil.

modmbantabria

Além deste navio a NAVANTIA oferece ainda um segundo projeto de um navio de apoio logístico de cerca de 25.000 toneladas.

CORÉIA

Considerados por alguns como as zebras das concorrências a Córeia entra com força total na concorrência para o reaparelhamento da Marinha de Guerra do Brasil, apresentando projetos inovadores e em estado de arte:

Navios escoltas:

Os coreanos propõem à Marinha do Brasil a construção local do smodernos contratorpedeiros modelo KDX-II, estes navios possuem armamentos americanos e como as FREMM estão dentro dos parâmetros exigidos pela Marinha do Brasil para a sua futura classe de navios escolta.

Navios de assalto Anfíbio:

Os Coreanos oferecem também o seu mais moderno conceito o LPD Dokdo um navio de assalto anfíbio, o maior navio de guerra já contruido na Coréia, o DOKDO é um navio moderno e perfeitamente ajustados as necessidades da Marinha do Brasil, os coreanos oferecem ainda um terceiro projeto o de um navio de apoio logístico de cerca de 20.000t.

ALEMANHA

Navios de patrulha Oceânicos:

Como resposta à necessidade dos patrulheiros oceânicos, os Alemães oferecem projeto das corvetas classe “Braunschweig” (Type K 130) estes são navios modernos e foram desenvolvidos tendo como experiência os ganhos tecnológicos desenvolvidos nos programas das fragatas classe MEKO, seriam excelentes NaPaOc ao serviço da MB.

Navios escoltas:

Os Alemães oferecem o projeto de suas fragatas classe “Sachsen” (Type 124), que tal como as F-100 Espanholas são oriundas do antigo programa NFR-90 o qual previa a cosntruçãod e uma fragata comum para as nações Européias membras da OTAN, as F-124 Alemãs são equipadas com sistemas AEGIS norte Americanos mais modernos que as espanholas.

Navios de assalto Anfíbio:

Como navio de apoio logístico os Alemães oferecem o seu conceito de LPD do projeto da classe “Berlin” (Type 702), o qual está também sendo oferecido para Portugal e Africa do Sul, são navios de conceito modular e que podem ser facilmente convertidos de acordo com as necessidades vigentes na altura.

ESTADOS UNIDOS

Por fim, cabe apresentar a proposta norte-americana, vale ressaltar que o peso dos projetos apresentados pelos Americanos demonstram claramente que estes estão olhando o Brasil de uma forma bem diferente do que se via a até pouco tempo, oq ue confirma as declarações recentes de suas autoridadesde que estão dispostos a trabalhar lado a lado com os Brasileiros no desenvolvimento de sua indústria de material de defesa.

Navios escoltas:

Conforme já haviamos noticiado anteriormente (Clique aqui para ver a notícia), a proposta Norte Americana apresentada para a Marinha do Brasil prevê diferentemente das demais a adoção de dois navios de diferentes dimensões e capacidades, o menor deles seria uma fragata de cerca de 5.600 toneladas…

…e de um contratorpedeiro maior e mais pesado, de 8 000 toneladas baseados no projeto o qual a Northrop teria oferecido na concorrência Australiana a classe Gibbs & Cox perdendo para as F-100 por serem navios demasiados caros para os Australianos, conforme havíamos divulgado à cerca de maio ano (Clique aqui para ver a notícia) estes navios seriam contratorpedeiros da categoria dos super destroyers norte americanos da classe Arleigh Burke ou dos Coreanos KDX III ou ainda dos Japoneses da classe ATAGO , todos eles considerados os melhores e mais modernos Destroyers atualmente em operação pelo mundo, entretanto estes estariam acima dos requisitos exigidos pela marinha por se tratarem d enavios de uma categoria acima das apresentadas no seu plano de reaparelhamento, resta saber se este plano poderá ser alterado, pois sem dúvida a esquadra necessita de navios capazes de prover corbetura aérea e se locomoverem para quais quer partes do mundo tal como estes navios o podem.

Navios de assalto Anfíbio:

Para o navio de propósitos múltiplos os americanos ofereceram uma versão simplificada de seus LPD da classe “San Antonio”, além de um navio de apoio logístico de cerca de 32.000 toneladas.

Todos as propostas são para obtenção por meio de construção, ou seja, navios novos, que devem ser construídos em estaleiros localizados no Brasil. A Marinha está analisando as propostas e deve anunciar os vencedores na seguinte ordem: primeiro os navios de patrulha oceânicos, depois os escoltas, em seguida o navio de apoio logístico, posteriormente o navio de propósitos múltiplos e por fim o navio-aeródromo.

Nota Final do Blog

A briga só está esquentando e promete agitar os corredores de Brasília pois em jogo estão grandes projetos e grandes oportunidades de negócios, o Brasil disponta como candidato a potencias do século XXI e começa a demonstrar sua pretenção de se manter atualizado e preparado militarmente para exercer o seu papel ocmo nação importante, observa-se uma mudança nos rumos das relações principalmente por parte dos EUA que agora o veem como peso pesado nas discussões e foruns internacionais, mas ainda, tal como no passado, um aliado militar importante.

O PRM é um programa ambicioso e portanto demandará imensos sacrificios e investimentos em material e pessoal, entretanto este programa visa tornar a nossa nação uma nação muito mais moderna e competitiva (desenvolviemnto industrial) bem como mais respeitada (equipada adequadamente às suas responsabilidades), portanto nós do Plano Brasil apoiamos e estimulamos aos nossos leitores se interessarem pelo assunto uma vez que está em jogo o futuro do Brasil no teatro geopolítico mundial que neste século já começa a se reconfigurar, não podemos mais uma vez perder o bonde da história…

Finalizando, sugerimos aos nosso leitores a leitura dos nossos artigos de autoria própria postados no Projetos Mar de TITÃ, os quais propomos projetos de navios e embarcações idealizadas para suprir estas e outras necessidades da nossa Marinha. para visualizar os projetos clique nas ícones que contém os nomes dos mesmos.

E.M.Pinto

Fonte: Poder Naval