A peça, de forma semelhante a de um míssil, foi encontrada no quintal de uma casa, em Pedro Canário (ES) - Polícia Civil/ES/Divulgação

Moradores acham objeto em forma de míssil em terreno no ES

Fonte: Terra - Alex Cavalcanti

Uma peça de forma semelhante a de um míssil foi encontrada no quintal de uma casa, em Pedro Canário, no norte do Espírito Santo. A polícia foi acionada e isolou a área. Peritos acreditam que o objeto, de cerca de 2 m de comprimento, seja um tanque de combustível de uma aeronave.

O artefato foi localizado por um agricultor, que acionou as autoridades do município. "Fui chamado pelo juiz da Comarca e estive no local. Fiquei espantado com o objeto. Chamei peritos da polícia técnica e eles acreditam que se trate de um tanque de combustível de alguma aeronave, e não de um míssil, como os primeiros moradores achavam", disse o delegado José Augusto.

O isolamento foi feito para evitar que curiosos mexam no artefato. O delegado também acionou a Força Aérea, que deve enviar militares ao local para avaliar e remover o objeto.

De acordo com o delegado, um agricultor da região disse que a Força Aérea realizou exercícios militares na região, em 1978, e que o objeto teria caído de um dos aviões. A peça não tem indicação de procedência.

Um acidente na BR-101, envolvendo um caminhão que estaria carregado com material militar, há cerca de oito anos, é outra hipótese investigada pela polícia para o aparecimento da peça. Parte da carga teria sido saqueada e, na época, as Forças Armadas teriam feito buscas em várias propriedades da região.

A reportagem tentou contato com a assessoria da Força Aérea Brasileira, mas ninguém foi localizado para comentar o caso.