Força Aérea Estadunidense busca aeronaves


A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está apresentando requerimento para um novo modelo de aeronave de ataque leve e reconhecimento armado, tipo de vetor de combate classificado nos Estados Unidos como COIN (Counter-Insurgency – aeronave contra-insurgência).



Entre os candidatos que poderão ser avaliados estariam o Super Tucano, da Embraer, o Piper Enforcer (uma versão turboélice desenvolvida nos anos de 1970 a partir do legendário P-51 Mustang) e o Beechcraft AT-6B Texan II (versão armada do T-6A).



A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) já esta ensaiando o Super Tucano em operações COIN, reunindo grandes chances no programa da USAF, principalmente por ser um projeto bem sucedido e já testado na arena de combate real. Por outro lado, o Piper Enforcer deverá ter seu projeto ainda ressuscitado e adaptado às exigências operacionais atuais, notadamente em termos de aviônica e motorização. Já o AT-6B Texan II, terá ainda que mostrar suas qualidades no teatro de operações real, haja vista que ainda não está em operação regular.