https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdS2I9A7fA7dMY2NNwQqwSjNoNo5jfrsoL2AqT6GNCbguxscDYUrD4sVrq0fdR2YQ7cUjiKoN9Bzgdq4ufST81HDXzVIaUsVwKW-5zoHulQ60E-DrLGKPBUfIIiyHNeCn9atpj5BO6Se63/s400/Rafale.jpg
Jobim diz que queda de caças Rafale
não muda disposição de compra do Brasil

Luiza Damé - O Globo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira que o acidente envolvendo dois caças Rafale, fabricados pela Dassault, não interfere nas negociações do governo brasileiro para compra dos aviões da empresa francesa.

- Não, isso (acidente) não interfere em absolutamente nada. Essa é uma avaliação que tem que ser feita pela Força Aérea, o prazo para propostas foi fixado no dia 2 (de outubro) e vão ser examinadas. Agora, a questão do acidente é normal - afirmou o ministro.

Segundo Jobim, até a próxima sexta-feira, a Força Aérea Brasileira receberá as propostas das três empresas interessadas no negócio e avaliará qual a que melhor atende os interesses brasileiros, especialmente no quesito transferência de tecnologia. Além da Dassault, estão na disputa a Saab (Suécia) e a Boeing (Estados Unidos).

O ministro afirmou não ter recebido informações sobre as causas do acidente com os dois caças, que caíram no Mar Mediterrâneo. E insistiu que serão mantidos os prazos e o processo licitatório.

- É a mesma coisa, continua o mesmo processo. Não tem ainda a explicação, talvez seja problema de exercício, erro humano, etc. Mas não há problema nenhum, não há nenhuma justificativa que preocupe - afirmou.