Tondar-69 (CSS-8) "Thunder" SRBM

Irã testa mísseis de curto alcance em área desértica
Segundo a Press TV, as provas incluíram projéteis de curto alcance e um lançador múltiplo de mísseis
Agências internacionais - Reuters - Via Estadão

O Irã começou lançou mísseis de curto alcance na manhã deste domingo, 27, em um teste da Guarda Revolucionária, informou a televisão estatal. O país faz uma declarada exibição de força após os Estados Unidos terem solicitado que Teerã demonstre as intenções em torno de uma nova usina nuclear.

O general Hossein Salami, chefe máximo da Força Aérea da Guarda Revolucionária, afirmou que as provas incluíram pela primeira vez um lançador múltiplo de mísseis.

A televisão estatal Press TV divulgou imagens de pelo menos dois mísseis que foram disparados simultaneamente, supostamente em uma área desértica na região central do Irã.

"A mensagem desses jogos de guerra é para avisar às nações arrogantes, que buscam nos intimidar, de que somos capazes de dar rapidamente uma resposta adequada e forte à sua hostilidade", afirmou Salami.

A existência da instalação de uma Usina de Energia Atômica foi anunciada na última semana à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, reunidos em Pittsburgh para a cúpula do G20, fizeram uma declaração conjunta na sexta-feira para condenar o Irã.

Obama disse que Teerã vinha construindo a usina nuclear em segredo há anos e o exortou a prestar contas ao mundo, explicando se seu programa nuclear almeja armas ou uso pacífico.


O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse que a revelação da instalação para a AIEA aconteceu antes do solicitado, indicando que a usina só entrará em operação daqui a 18 meses. "Não é um local secreto. Se fosse, por que teríamos informado a AIEA sobre ela com um ano de antecedência?", indagou Ahmadinejad. "Eles irão se arrepender desse pronunciamento." No sábado,o chefe da Organização iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, afirmou que o governo deve marcar uma data para a inspeção internacional na usina.


Tondar-69 (CSS-8) "Thunder" SRBM


Fateh-110 "Conquerer" SRBM



Zelzal "Earthquake" SRBM with new multiple launch system

Salami informou que foram lançados mísseis tipo Fateh-110, Tondar-69 e Zelzal durante o exercício, mas não deu detalhes do alcance e outros aspectos. Todos são mísseis de terra-terra de curto alcance. O general não descartou novos lançamentos nos próximos dias.