O navio de projecção estratégica da Espanha, é também um LHD, mas terá capacidade e provisão para operar aeronaves de asa fixa em caso de necessidade e seis helicópteros simultaneamente. A sua dimensão, 230m, transforma-o no maior LHD europeu.

Navantia e DCNS são convidados para concorrência na Rússia


O comandante da Marinha Russa, almirante Vladimir Visotski, anunciou que os estaleiros Navantia, da Espanha, e DCNS, da França, foram convidados para fazer parte da concorrência que prevê o fornecimento de navios porta-helicópteros para a Rússia.

Segundo o comandante, vários países como França, Holanda e Espanha possuem o know how necessário e poderiam participar da concorrência, desde que estejam dispostos a transferir tecnologia. Visotski descartou os Estados Unidos por razões óbvias, uma vez que o governo de Washington é muito sensível a respeito de transferência de tecnologia a outros países.

Caso a participação da Navantia no processo de seleção seja confirmada, o grupo espanhol deverá propor aos russos os LHD (Landing Helicopter Docks), uma embarcação de 27 mil toneladas que tem 230 metros de comprimento e é capaz de transportar 1.200 militares em operações de desembarque anfíbio ou de assalto com a utilização de helicópteros.

O Ministério da Defesa francês confirmou o interesse em participar da licitação no início de setembro, informando que vai ofertar o porta-helicópteros da classe Mistral, construído pela DCNS.