Os AMX italianos vão ser enviados para o Afeganistão?

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum

A força aérea italiana completou uma campanha de 4 semanas de qualificação dos seus aviões de ataque AMX para um possível empenhamento no difícil cenário afegão. Destes destes aparelhos – atualizados para o padrão ACOL – participaram recentemente em exercícios “Red Flag” nos EUA, tendo-se saído bastante bem em missões de escolta a comboios e de apoio próximo a combate urbano, usando para tal o canhão de 30 mm e bombas GBU-12.

A actualização ACOL é o produto de uma parceria entre a Alenia Aeronautica, a Alenia Aermacchi, a Galileo Avionica e a Selex Communications. Com a actualização, os AMX passam a poder utilizar armas GPS, um pod de reconhecimento Rafel e visão noturna.

A frota de AMX está prestes a ser retirada, devido à elevada idade das airframes, mas o resultado do “Red Flag” torna possível a sua deslocação para o Afeganistão… Onde aviões com as suas características fazem grande falta.

No passado, os AMX italianos realizaram várias missões bem sucedidas na Sérvia e na Bósnia, também ao serviço da NATO. A sua aparição no Afeganistão seria certamente a sua última missão militar e daria ao único outro país que opera este tipo – o Brasil – a mensagem de que o aparelho ainda mantêm elevados níveis de eficiência e utilidade militar.