Kuwait Air Force Skyhawks at Gulf War I - 1991

Texto: Mario Roberto Vaz Carneiro - Via Aviation On Line

Fotos e texto complementar visite: Kuwait Air Force Skyhawks


Em 1974 o Kuwait anunciara a intenção de adquirir, por US$250 milhões, 30 Douglas Skyhawk monopostos e seis bipostos, que receberam as respectivas designações de A-4KU e TA-4KU. Os monopostos eram semelhantes à versão A-4M, que o U. S. Marine Corps havia adotado em preferência do LTV A-7 Corsair II.
Diferiam basicamente no equipamentos de comunicação e contramedidas eletrônicas, além do fato de que as aeronaves do Kuwait não têm capacidade de lançar armas nucleares nem mísseis Shrike e Walleye. Os A-4M e os A-4KU são quase que unanimemente considerados como as melhores versões do Skyhawk já construídas, em parte graças ao motor Pratt & Whitney J52-P408, de 11.200 libras de empuxo. Os TA-4KU, por sinal, são os únicos bipostos a utilizar esse motor.

O primeiro A-4KU voou em 20 de julho de 1976, e o primeiro TA-4KU em 14 de dezembro do mesmo ano - ambos pilotados por Fred Hamilton, piloto de testes da Douglas. O Kuwait recebeu seus aviões entre abril de 1977 e julho de 1978, distribuindo-os aos esquadrões 9 e 15, sediados na Base Aérea de Ahmad al-Jabr.

Já nos anos oitenta, o Kuwait decidiu adquirir 40 F/A-18 Hornet, negociação na qual os 29 A-4KU/TA-4KU remanescentes entrariam como parte do pagamento. Esse programa, porém, foi suspenso quando o Iraque invadiu o Kuwait em 1990.

Os monopostos A-4KU são externamente semelhantes aos A-4M do USMC, com pouquíssimas diferenças. Dignas de nota são a bandeira do Kuwait (na deriva) e a inscrição FREE KUWAIT na fuselagem.

Logo no início dos combates as bases aéreas do Kuwait foram inutilizadas (fotos acima), e os Skyhawk passaram a operar a partir de trechos de auto-estradas. Em 4 de agosto, decidiu-se deslocar os aviões para Darham, na Arábia Saudita, para de lá continuar as operações.

A partir daí, os A-4 receberam a inscrição “Free Kuwait” na lateral da fuselagem. Os Skyhawk operaram durante toda a guerra, tendo realizado centenas de surtidas (1.361, segundo algumas fontes). Pelo menos um deles foi abatido pela artilharia antiaérea iraquiana, e o piloto (Coronel Mubarak, comandante de um dos esquadrões) foi feito prisioneiro.

Terminado o conflito, o Kuwait tinha em mãos 18 A-4KU e dois TA-4KU, e foi solicitado ao Iraque a devolução dos Skyhawk que haviam sido retidos. Dessas aeronaves, devolvidas em fevereiro de 1992, apenas três se encontravam em condições de vôo. Completou-se, assim, o total de 20 monopostos e três bipostos em condições de vôo (com uma média de horas de vôo inferior a 1.800h cada), que foram armazenados na Base Aérea de Ali al-Salem.

A venda desses aviões chegou a ser discutida com Botswana, Argentina e Filipinas, mas no final foi a Marinha do Brasil quem os adquiriu, por cerca de US$ 83 milhões. O Kuwait adquiriu originalmente um total de 36 Skyhawk, sendo 30 monopostos (A-4KU) e seis bipostos (TA-4KU). Em janeiro de 1998, uma delegação da Armada Argentina foi enviada ao Kuwait para colaborar com seus pares brasileiros nos preparativos para a aceitação dos aviões.

Finalmente, em 5 de setembro de 1998, chegou ao porto do Forno, em Arraial do Cabo (RJ) o mercante Clipper Ipanema, de bandeira liberiana, trazendo as tão sonhadas aeronaves. A partir do dia 7, os aviões começaram seu deslocamento sobre carretas até a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
No Brasil, os Skyhawk monopostos foram designados AF-1, e os bipostos AF-1A, e em princípio a idéia era colocar em condições de vôo 18 aeronaves, incluindo os três bipostos.

Para operar os Skyhawk, foi criada no âmbito da Força Aeronaval uma nova unidade, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1, Esquadrão “Falcões”), com sede na BAeNSPA. O esquadrão foi ativado em 2 de outubro de 1998, e nesse dia a MB pela primeira vez mostrou em público seus Skyhawk, ainda com as pinturas e matrículas do Kuwait.
A inscrição “FREE KUWAIT” e as marcas nacionais daquele país já haviam sido apagadas. Na ocasião, foi exposto um monoposto com a matrícula N-1001, com pintura brasileira e configurado com quatro mísseis AIM-9H.

Entretanto, essa pintura havia sido aplicada apenas para a participação na festa; a pintura eventualmente adotada era totalmente diferente, e além disso o avião assim exposto não era o “verdadeiro” N-1001.



Lista dos A4 Skyhawk na Marinha do Brasil :



Matrícula na
Marinha

Tipo

c/n

Matrícula na
U.S.Navy

Matrícula no
Kuwait
N-1001 A-4KU

14548

160180 801
N-1002 A-4KU 49149 160181 802
N-1003 A-4KU 14551 160183 804
N-1004 A-4KU 14554 160186 807
N-1005 A-4KU 14556 160188 809
N-1006 A-4KU 14557 160189 810
N-1007 A-4KU 14558 160190 811
N-1008 A-4KU 14560 160192 813
N-1009 A-4KU 14561 160193 814
N-1010 A-4KU 14563 160195 816
N-1011 A-4KU 14564 160196 817
N-1012 A-4KU 14565 160197 818
N-1013 A-4KU 14566 160198 819
N-1014 A-4KU 14567 160199 820
N-1015 A-4KU 14569 160201 822
N-1016 A-4KU 14570 160202 823
N-1017 A-4KU 14571 160203 824
N-1018 A-4KU 14572 160204 825
N-1019 A-4KU 14573 160205 826
N-1020 A-4KU 14574 160206 827
N-1021 TA-4KU 14580 160212 883
N-1022 TA-4KU 14581 160213 884
N-1023 TA-4KU 14583 160215 886