J-10B

A China tenta vender os seus aviões Chengdu FC-1/JF-17 e J-10 no mercado internacional

Fonte: Quintus Via: Plano Brasil

A China está tentando vender os seus aviões Chengdu FC-1/JF-17 e J-10 no mercado internacional. Os clientes que estão na mira do agressivo marketing Chinês são os aliados internacionais da China e outros com menos ligações ao gigante asiático, mas interessados em aviões de combate modernos, mas a preços inferiores aos de um caça ocidental.

http://www.machtres.com/jf17-002.jpg

A primeira prioridade nas exportações está a ser dada ao JF-17 (imagem acima), um avião extensamente usado na China e no Paquistão. O avião é produto de um desenvolvimento comum entre os dois países, e o Paquistão prometeu comprar 150 aparelhos, fabricados localmente, mas há planos para duplicar este número, substituindo a frota paquistanesa de Nanchang A-5s, Chengdu F-7s e até de Dassault Mirage III e Mirage Vs. O JF-17 pode transportar bombas convencionais ou de precisão e mísseis ar-ar ou ar-mar.

Diferenças entre as versões do J-10A (acima) e J-10B (abaixo)

Segundo responsáveis da AVC (Chengdu), o “J-10 ainda não está pronto para a exportação, porque a AVIC ainda está a atualizar o caça”, mas há vários países interessados, entre os quais a Nigéria e o Irã e quando a AVC terminar a versão J-10B. O J-10B vai incluir um novo estabilizador vertical, uma nova entrada de ar para o motor, um novo radar e sensores infravermelhos otimizado.

Arte do J-10 as cores da Força Aerea Paquistanesa

Embora os rumores sobre o interesse iraniano (ja foi anunciado mais de uma vez a compra do avião pelo Irã) e nigeriano seja já antigo e remonte praticamente aos primeiros anos de uso do avião a verdade é que pela proximidade e alianças antigas, o Paquistão é que será o primeiro cliente, acreditando-se que está pronto para comprar 36 J-10B, que deverão começar a ser entregues a partir de 2014.

Entre a nova estratégia de marketing que Pequim usa para vender os aviões está o métodos usados pelo Ocidente de fornecimento de linha de crédito subsidiado e construção ou montagem local, desde que exista o número suficiente de encomendas.

Nota: 1) Texto ligeiramente modificado By Vinna. 2) Tai um bom avião para a FAB aprender a fazer...