Foguete é lançado na Barreira do Inferno
Primeira operação após intervalo de dois anos foi considerada bem-sucedida

Fonte e fotos: Diário de Natal - Por
Filipe Mamede


Dos altos-falantes sai a ordem para o lançamento. Dez segundos de contagem regressiva. O foguete de 3m de comprimento segue em direção ao céu numa velocidade de mais de 4 mil km/h, quase quatro vezes a velocidade do som. Além dos 160 militares envolvidos na operação, entre engenheiros, técnicos e operadores de radar, cerca de 60 alunos de uma escola de Parnamirim mantiveram os olhos vidrados no lançamento.

Entre eles, Eliezer Nóbrega, sete anos. Pela primeira no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), o garoto não economizava nas perguntas. Estava atento à tudo e trouxe uma câmera para registrar a tarde diferente fora da sala de aula. "Achei ótimo o passeio e tenho certeza que essa vai ser uma experiência única, por isso eu não podia esquecer minha máquina digital. Quero mostrar as fotos para os meus amigos e para os meus pais", disse Eliezer.

Com um tempo de voo estimado em cerca de 5 minutos, o Foguete Básico de Lançamento (FTB), de mono-estágio, não guiado, alcançou mais de 30km de altura caindo em alto mar a mais de 16km da costa. "O nosso evento foi um total sucesso. Desde o início da operação até seu lançamento, tudo saiu dentro do previsto. Ele cumpriu todos os objetivos e agora estamos nos preparando para o lançamento de amanhã (hoje), que será o último dessa campanha", explica o Tenente Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, coordenador geral da operação.

Experimentos

Nesse voo, os FTBs já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemidas, preparando, assim, as equipagens para os próximos lançamentos. "Esse FTB tem um valor estimando em R$ 60 mil e, para 2010, estamos prevendo uma média de cinco lançamentos como esse, que tem como objetivo desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento da Barreira do Inferno e do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão", informa o Tenente Rangel.

Fotos: Ana Amaral /DN/D.A Press
Nos lançamentos são observados ainda a estabilidade aerodinâmica dos veículos e verificar a qualidade dos sistemas de bordo que compõe a carga útil. "Todos os dados obtidos servirão como base para os processos de certificação do projeto de desenvolvimento dos veículos FTB", reforça o coordenador. Além do efetivo do CLBI, o lançamento contou com a participação de engenheiros da Avibras, o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), Centro de Lançamento de Alcântara e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Atraso
A operação de lançamento estava prevista para ocorrer às 17h, porém, uma pequena embarcação entrou na rota do foguete, atrasando o evento em cerca de 20 minutos. "Nesse caso, a Marinha é acionada para a retirada do barco", explica o Sargento Pereira, um dos responsáveis pela comunicação social da CLBI.