http://2.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/RvAK3fC6WJI/AAAAAAAABFA/Kb1PBQeKP_0/s400/0,,1320640_1,00.gif.png

Irã aceita novo acordo nuclear

Fonte: Revista Veja

O Irã aceitou nesta quarta-feira o esboço da proposta de acordo nuclear negociada em Viena, na Áustria, com Estados Unidos, França e Rússia. O representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Sultaniye, disse à agência de notícias Isna que as propostas são "construtivas e positivas" e que a Rússia será o país que enviará urânio ao Irã.
"Anunciamos nosso desejo de ter um acordo de cooperação com a Rússia e, embora na minuta do contrato apareçam também Estados Unidos e França, nosso parceiro principal vai ser a Rússia", disse Soltaniye.

Ele ainda esclareceu que, caso EUA e França desejem cooperar na venda de urânio ao Irã, isso poderá ser feito através da Rússia. "Depois que Rússia e EUA anunciaram sua disposição de vender urânio ao Irã, a AIEA disse que a França também desejaria ser parte dessa cooperação. No entanto, revendo as passadas atividades nucleares da França no Irã decidimos tirar esse país das negociações e do acordo já que não tinha cumprido seus compromissos nos últimos 30 anos", acrescentou.

O diretor político do Ministério de Relações Exteriores francês, Jacques Audibert, também falou sobre o acordo e disse que a proposta agrada "a França e todos seus aliados". "As quantidades e prazos que nos parecem adequados figuram no tratado. Agora temos de esperar para ver se o Irã irá aceitá-la. Eles têm dois dias para dizer se os agrada."

O objetivo da reunião em Viena é fixar as modalidades de entrega ao Irã, sob controle da AIEA, do urânio enriquecido a 19,75% para seu reacor de pesquisa e com fins médicos. Em troca, o Irã deve entregar, à princípio à Rússia, uma parte da 1,5 tonelada de urânio que enriqueceu, apesar das sanções do Conselho de Segurança da ONU.