F-16 Block 52 Paquistanês em voo

Lockheed Martin entrega o primeiro F-16 Block 52 ao Paquistão

By Vinna com informações do arquivo do blog, Flight Global
& Defense Talk


Em recente evento ocorrido em 13 de outubro a fabricante do F-16 a Lockheed Martin oficializou a entrega do primeiro dos F-16 Block 52 encomendados pelo Paquistão.

A aquisição elevará para 54 a quantidade de caças F-16 operados pelo Paquistão que já firmou contrato com a empresa turca Tussas para a modernização de sua frota 36 caças F-16 A/B Block 15.

O presidente dos EUA, George W. Bush, concordou em 2008 em vender via FMS - Foreign Military Sales ao Paquistão 18 caças F-16 Block 52 (12 F-16C e seis F-16D) que serão fornecidos até o final do ano de 2010.

As aeronaves F-16, Block 52, são uma compensação para o governo do Paquistão, pelo apoio dado pelos governantes daquele país à luta contra os extremistas islâmicos, nomeadamente contra as células da Al Qaeda que operam no Paquistão.
Imagem do evento ocorrido em 13 de outubro onde a Lockheed Martin oficializou a entrega do primeiro dos F-16 Block 52 do Paquistão

A venda ao Paquistão foi uma importante mudança de política em relação a um aliado importante na guerra contra o terrorismo. A venda dos F-16 enfrentou protestos do primeiro-ministro da Índia (em meio ao certame para fornecimento de 120 caças a Índia licitação onde o F-16 também compete).

Washington vinha sustando a venda dos F-16 ao Paquistão desde 1990 como sanção contra seu programa nuclear. Além disso, a cooperação militar do Paquistão com a China fazia com que os norte americanos temessem que a tecnologia incluída nos caças acabasse sendo de acesso aos Chineses.

Os Estados Unidos decidiram vender aviões de combate F-16 ao Paquistão, apesar dos protestos já manifestados pela Índia, avançou um alto responsável norte-americano, revelando que essa decisão vai ser submetida ao Congresso ainda hoje.

O anúncio da venda dos caças ao F-16 ao Paquistão também suscitou protestos no congresso americanos a quem a venda foi submetida. A época o senador Joseph Biden, presidente da comissão parlamentar senado norte-americano dedicada às relações internacionais (e hoje atual Vice-Presidente Americano) acusou a administração Bush de irresponsável, uma vez que essa ocorreu poucos dias após o assassinato da líder oposicionista Benazir Bhutto, em circunstâncias até hoje não completamente esclarecidas e quando as acusações de implicação com o atentado chegam mesmo a chamuscar o governo paquistanês a época conduzido pelo General Pervez Musharraf.