http://www.naval-technology.com/projects/type_212/images/type212_9.jpg

Peru estuda modernizar submarinos em estaleiro argentino

Fonte: Tecnologia & Defesa

Argentina e Peru irão analisar a possibilidade de a Marinha Peruana contratar o estaleiro estatal argentino CINAR (Complexo Industrial Naval Argentino) para realizar serviços de manutenção e modernização de meia vida de seus submarinos convencionais de origem alemã U209.

A ministra da Defesa argentina, Nilda Garré, e o vice-ministro da Defesa peruano, Rafael Aíta Campadónico, oficializaram, no dia 02 de outubro, o estabelecimento de negociações e da formação de uma comissão técnica bi-nacional que estudará a possibilidade de efetivação do acordo. A comissão será formada, no lado argentino, por especialistas do CINAR e, do lado peruano, por especialistas do Serviço Industrial da Marinha de Guerra do Peru. Funcionários dos Ministérios da Defesa dos dois países também apoiarão os trabalhos da comissão.

O cronograma de execução dos trabalhos e o valor a ser pago pelos serviços executados ainda não foram divulgados.

A Marinha Peruana possui uma frota de seis submarinos da Classe U209, projetados e produzidos pelo estaleiro alemão HDW. Duas unidades são do modelo 209/1100 (BAP Angamos / SS-31 e BAP Antofagasta / SS-32). Os outros quatro são do modelo 209/1200 (BAP Piragua / SS-33, BAP Chipana / SS-34, BAP Islay / SS-35 e BAP Arica / SS-36).