Argentina encomenda 4 novos Patrulheiros Oceânicos

Fonte: Marinha do Brasil - Via: Plano Brasil

Foto: http://www.ligamar.cl/images/pardoa09.jpg

A Marinha Argentina anunciou a construção de quatro Patrulheiros Oceânicos Multi propósito, POM, os navios serão construídos no estaleiro Talleres Navales Dársena Norte, Tandanor, e programa é estimado em US$158 milhões.

Os navios a serem construídos são semelhantes a classe Chilena Piloto Pardo (foto) recentemente incorporados a Marinha do Chile, de fato o programa POM, é um projeto bi nacional Chile-Argentina que visa o compartilhamento de serviços tecnologias e até mesmo operacionalidade dos navios em patrulhas pela zona Antártica.

O projeto original dos navios é de autoria doestaleiro alemão Fassmer o qual projetou um navio para a Polícia Marítima Alemã(Bundesgrenzenschutz) construídos entre 2001-2004.

http://i65.servimg.com/u/f65/13/45/25/78/foto7210.jpg

A marinha do Chile tenciona adquirir 4 unidades (das quais 2 já foram entregues) enquanto a Argentina por sua vez tenciona adquirir 5 navios.

O atraso na encomenda por parte dos argentinos se deveu aos problemas econômicos e cortes de verbas destinadas as forças armadas. Espera-se que a primeira unidade esteja entregue em 24 meses.