Queda de avião militar mata 5 pessoas na Itália

Reuters/Brasil Online - Via: O Globo

Um avião militar caiu e pegou fogo durante uma manobra de treinamento perto do aeroporto de Pisa, região no centro da Itália, causando a morte de todos os cinco tripulantes, informou a Aeronáutica na segunda-feira.

A aeronave caiu perto da linha ferroviária que liga Pisa a Roma, suspendendo as operações em uma das duas plataformas e causando atrasos. O aeroporto da cidade da região da Toscana, de onde partem voos da companhia aérea de baixo custo RyanAir, ficou fechado por várias horas.

Italian military plane crashes near Pisa airport, all 5 aboard killed
Part of the wreckage of a C-130 Italian air force transport plane is seen on train tracks outside a military airport in the Tuscan city of Pisa, Italy, Monday, Nov. 23, 2009. (THE ASSOCIATED PRESS/Paolo Lazzeroni)

"Um avião de transporte C-130J da Aeronáutica caiu por volta das 14h10 de hoje (11h10 no horário de Brasília) perto do aeroporto militar de Pisa, de onde decolou em uma missão de treinamento. Os cinco militares a bordo morreram", informou um comunicado da Aeronáutica, que anunciou a criação de uma comissão de inquérito para investigar as causas do acidente.

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, expressou "sentimento de profundo pesar e proximidade afetiva" às famílias das vítimas, segundo nota. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi também expressou suas condolências.

O Corpo de Bombeiros do Comando Provincial de Pisa informou que os corpos dos dois pilotos foram encontrados ainda usando os cintos de segurança em seus respectivos assentos na cabine de comando, que não foi atingida pelo fogo.

Outro corpo estava na cauda do avião, que se desprendeu com o impacto e pegou fogo. Dois outros corpos foram encontrados fora da aeronave.

The aircraft involved was MM62176 “46-41″ depicted in the picture below (that I took on May 23, 2008, at Pratica di Mare airport); it was a KC-130J, a tanker capable of performing air-to-air refueling of various types of receivers. - Photo By David Cenciotti Weblog

A imagem “http://i226.photobucket.com/albums/dd80/cenciotti/C-130%20crash/CRW_9388.jpg” contém erros e não pode ser exibida.