Forças aéreas indianas e dos EUA iniciam exercícios conjuntos

Da EFE - Via G1

As forças aéreas indianas e americanas iniciaram hoje exercícios conjuntos na cidade de Agra, no norte da Índia, informou a imprensa do país asiático.

Os exercícios contam com a participação de 150 militares americanos, três aviões Hércules C-130H, um C-17 Globemaster III e um aparelho C-130J.

Da parte indiana, as forças aéreas usarão um IL-76 Gajraj, quatro AN-32 Sutlej, dois MI-17 Pratap e um aparelho Chetak Alouette III, segundo a agência indiana "Ians".

Durante os exercícios, de cinco dias, os participantes trocarão técnicas de abastecimento aéreo e participarão de simulações de gestão de desastres, com o envolvimento de aviões médios e pesados.

"Os Estados Unidos estão prontos para apoiar a Índia em sua iniciativa de modernização das Forças Armadas", disse, durante a cerimônia inaugural o embaixador americano no país, Timothy J. Roemer, em declarações citadas pela agência indiana "PTI".

A Índia fechou um acordo de compra de seis aviões C-130J para suas operações de forças especiais, e esses aparelhos ficarão na base aérea de Hindan, situada nas proximidades da capital do país.

Além disso, o Ministério da Defesa indiano está estudando a compra de aviões C-17, uma possibilidade defendida por Roemer, afirmando que os Estados Unidos "farão tudo o que puder" para expandir a capacidade estratégica da Índia.

O primeiro aparelho C-130J, disse hoje Roemer, chegará à Índia no início de 2011.


Nota: De acordo com o site Defense News, o governo indiano negocia com a Boeing, a possível aquisição de 10 C-17A Globemaster II via FMS (Foreing Military Sales), cuja avaliação é da ordem de 1.700 milhões de euros.

De acordo com declarações do ministro da Defesa indiano, o C-17 é três vezes mais caro que um Il-76 Candid, no entanto, o modelo Boeing tem várias vantagens sobre o modelo russo, especialmente quanto a capacidade de carga e descarga por um sistema mais eficaz e mais ágil do que no Il-76, além de ter cacaracterísticas especiais de pouso e decolagem. As negociações foram prorrogadas até o início de 2010, quando espera-se que seja fechado o acordo final.

Força aérea da Índia tem atualmente uma frota composta por 40 transporte Il-76 Candid e mais de cem Antonov An-32, que estão sendo submetidos a uma atualização na Ucrânia, no valor de 400 milhões de dolares. Alem disso espera-se que aem 2011 a frota indiana adicionar seis C-130J Hercules para missões de transporte e operações especiais.