https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj686seEVHvNbGRS9DtQTzPXV243k7-2UAjnH1Jcs769beKWw4FLiIq1z2GREuol7W8WTnkwqd7XO4fhv3jX62z_9msBmBcD1SXO4thwqV3RTqHcJs7rgO9Mcwjixpc3WM2kOTgWRtOSRtW/s400/censura_china.jpg
China critica relatório dos EUA sobre espionagem digital

Reuters/Brasil Online - Via O Globo (Reportagem de Ben Blanchard)

A China acusou na segunda-feira uma comissão norte-americana de distorcer um relatório segundo o qual o governo chinês está cada vez mais invadindo sistemas de computadores dos EUA para obter dados úteis a seus militares.

A Comissão EUA-China de Revisão Econômica e de Segurança disse em seu relatório anual ao Congresso norte-americano, na semana passada, que Pequim havia ampliado suas preocupações de segurança para além de temas regionais, como Taiwan, e era o país mais empenhado em espionar os EUA, especialmente na busca de dados que pudessem ajudar sua modernização militar e seu desenvolvimento econômico.

O texto de 367 páginas foi preparado por uma comissão bipartidária de 12 membros criada em 2000 pelo Congresso para analisar as implicações do crescente comércio dos EUA com a China.

"Este relatório desconsidera os fatos, está cheio de distorções e tem motivos ulteriores", disse o porta-voz Qin Gang numa breve nota divulgada pela chancelaria chinesa, menos de uma semana depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, concluir sua primeira visita oficial à China.

"Aconselhamos a chamada comissão a nem sempre olhar a China por meio de lentes tingidas, a parar de interferir nas políticas internas da China e a danificar os laços sino-americanos", acrescentou Qin.