Aeronaves C-295 para o México

Fonte: Tecnologia & Defesa - Via: Plano Brasil

http://farm3.static.flickr.com/2607/4033721029_6e37d97b02.jpg

O presidente do México, Felipe Calderón, presidiu nesta segunda-feira (23), no Aeroporto Internacional General Francisco Javier Mina, a cerimônia de entrega de uma aeronave de transporte EADS/CASA C-295 à Marinha.

O exemplar apresentado ao chefe de Estado mexicano pelo Secretário da Marinha, Almirante Mariano Francisco Saynez Mendoza, é a primeira das duas unidades encomendadas para a Força. Serão recebidos ainda mais quatro EADS/CASA C-235-300M para patrulha marítima equipados com o sistema FITS (Fully Integrated Tactical System), um moderno sistema tático de missão que integra sensores, sistemas de navegação, sistemas de comunicação e interfaces desses sistemas com os operadores (consoles de controle).

Ao mesmo tempo que a Marinha do México começa a receber suas aeronaves da EADS/CASA, a Sadena (Secretária de Defesa Nacional do México), iniciou um de seus mais ambiciosos programas dos últimos anos com o objetivo de renovar a frota de transporte aéreo da Força Aérea Mexicana (FAM), prevendo com ele adquirir cinco aeronaves C-295 por US$ 463 milhões.

O programa da Sadena visa substituir os Antonov An-32B de fabricação russa e os C-130 Hercules de origem estadunidense por meios aéreos de menor custo operacional na realização de missões que requerem aeronaves mais econômicas e de menor tamanho. Atualmente, a FAM está encontrando sérios problemas operacionais com seus três An-32B, permanecendo essas aeronaves inoperantes a maior parte do tempo por problemas de manutenção.