Rússia fornecerá helicópteros para forças militares presentes no Afeganistão

Fonte: Tecnologia & Defesa - Via: Plano Brasil

A Rússia enviará 10 helicópteros de transporte Mi-17 para dar suporte às Forças de Coalizão presentes no Afeganistão. Apesar de não citar os detalhes do negócio, a agência de notícias russa RIA Novosti informou que, provavelmente, os aparelhos serão enviados sob um acordo de financiamento através do FMS (Foreign Military Sales) dos Estados Unidos, e devem ser operados por tripulações do governo afegão.

“O contrato já está firmado. As primeiras entregas ocorrerão em dezembro e as demais no decorrer de 2010”, disse o diretor da Airfreight Aviation Ltd, Serguei Krapívtsev, durante o Show Aéreo de Dubai. O executivo acrescentou que os 10 Mi-17 serão produzidos pela Kazán Helicopters e, planeja-se para mais tarde, o fornecimento de mais 20 unidade oriundas da planta aeronáutica de Ulan-Ude.

Andrei Shibitov, diretor-geral do grupo Russian Helicopters (Vertolioti Rossii), informou que entre 2009 e 2010 a Rússia fornecerá pelo menos 50 helicópteros Mi-17 para o Oriente Médio. A meta é comercializar entre 100 e 120 máquinas adicionais naquela parte do mundo.”

Atualmente, países da região formada por parte do Oriente Médio e da Ásia, incluindo Afeganistão, Iraque e Paquistão, estão usando mais de 600 helicópteros russos, notadamente em operações militares e de segurança pública.

Para dar suporte pós venda, o grupo Russian Helicopters instalou a empresa de apoio Airfreight Aviation Ltd no emirado de Sharjah (um dos sete integrantes dos Emirados Árabes Unidos) e planeja para 2012 a inauguração de um centro de serviços de manutenção com sede no Iraque.