Os vários módulos do sistema S-300


Irã pode processar Rússia por não entregar sistema antimísseis

Fonte: AFP

O Irã pode entrar com um processo contra a Rússia na justiça internacional pela quebra de um contrato de entrega de um sistema antimísseis S-300, declarou nesta terça-feira um alto funcionário militar iraniano, citado pela agência oficial Irna.

"O lobby sionista e as pressões americanas seguramente tiveram como consequência que os russos não respeitassem seu compromisso. Já que temos um contrato oficial, pode haver uma ação na justiça internacional" contra a Rússia, declarou o general Mohamed Hassan Mansurian, um dos coordenadores do programa de defesa antiaérea do país.

No dia 11 de novembro, o chefe do Estado Maior das forças armadas iranianas, general Hassan Firuzabadi, afirmou que Moscou deveria ter entregue o sistema antimísseis S-300 seis meses antes.

No começo de novembro, o ministro da Defesa do Irã, Ahmed Vahidi, pediu que a Rússia não se submetesse às "pressões sionistas", e que honrasse seu contrato para a entrega do material bélico.

Em 21 de outubro, uma fonte do governo russo citada pela agência Interfax havia dito que o contrato com Teerã estava congelado.

Os países ocidentais e Israel pedem que a Rússia não entregue o sistema antimísseis ao Irã.

Nesta terça, Vahidi indicou que "o sistema de defesa antiaérea do país não depende do sistema antimísseis S-3000", segundo a Irna.