https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf2iKW3OX0U2Nh-uejLjzp_4j52Kxf7Up31K8PujimewVyVODWpvFJKq7qPXYdDrCtpzl22P0bBlnzam4MHNx0mcbo_wLm6zCCBfifnpQgcRv4FUkS64wVEThkcLlD88oNyksGCoYDlL9H/s400/Rafale.jpg
A Dassault é a mesma fabricante do Rafale que compete no FX-2 da FAB

ITA projeta aeronaves com Dassault

Fonte: Baguete Jornalismo Digital - Via Aviation News

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai utilizar soluções da Dassault Systèmes para um projeto de automação de montagem estrutural de aeronaves desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Com a implementação da solução Delmia - Manufacturing Engineer Academic Bundle, a expectativa é desenvolver um processo de automação robótica para a montagem de estruturas de aeronaves.

O projeto foi iniciado com o lançamento do Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (Lame), em junho deste ano.

De acordo com Luís Gonzaga Trabasso, coordenador da Graduação de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do ITA e coordenador do projeto, a Embraer já utiliza a Delmia para realizar simulações.

Instalado em uma área de 300 m2, o Lame complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA. O novo espaço permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.

Especializada em soluções 3D e PLM, a Dassault Systèmes atende a mais de 115 mil clientes em 80 países. Além do Delia, o portifólio da companhia é composto pelos softwares Catia, para desenho do produto virtual, SolidWorks, para desenho mecânico 3D; Simulia, para avaliação virtual; Enovia, para gerenciamento colaborativo do ciclo de vida de produtos e 3Dvia, para experiências em 3D online.