Piloto do helicóptero da PM ganha medalha Pedro Ernesto

Militar estava na aeronave que pegou fogo no Morro dos Macacos.
Solenidade foi na Câmara dos Vereadores.

Do G1, no Rio

O capitão da Polícia Militar, Marcelo Vaz de Souza, que pilotava o helicóptero da Polícia Militar alvejado por traficantes no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, recebeu a medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores municipal, na manhã desta sexta (6).

A homenagem foi feita pela vereadora Clarissa Garotinho (PR/RJ). A medalha de mérito Pedro Ernesto é entregue para aqueles que mais se destacam nas comunidades do Rio.

Há 20 dias, no dia 17 de outubro, os helicópteros Fênix 2 e 3, da Polícia Militar, saíram para dar apoio aos policiais cercados por traficantes na favela. Na noite anterior e durante a madrugada, segundo a polícia, mais de cem criminosos do morro São João tinham invadido o morro dos Macacos para tomar os pontos de tráfico.

Segundo o último balanço da PM, o episódio deixou 42 mortos, entre eles três, policiais e quatro inocentes.

Ato de heroísmo

“Quando estávamos subindo também encontramos ali cerca de 30 a 40 bandidos que estavam descendo já da comunidade para uma fuga”, lembrou o capitão, nos dias seguintes ao episódio. Ele chegou a resgatar dois policiais feridos e estava voltando para dar reforço à operação quando o helicóptero foi atingido.

“Estávamos contornando a pedra. Era o momento em que eu tinha decisão de sair, só que infelizmente eu já saí alvejado”, contou Marcelo Vaz.

Para Marcelo, o ato de heroísmo ficou por conta do treinamento que recebeu e o ensinou a manter o sangue frio. “Gritando fogo, gente ferida, o outro helicóptero chamando pelo rádio, como é possível manter o sangue frio? Eu procurei me desligar daquilo e levar a máquina para o pouso”, conta o capitão, que fez operações de salvamento nas enchentes de Santa Catarina, ano passado, e, em setembro deste ano, refez o curso de emergência em voo.