Lançador Topol-M móvel

Rússia vai reforçar exército com mais de 30 mísseis nucleares

Medvedev anuncia ainda submarinos, blindados, aviões, helicópteros e satélites

Fonte: TVI24IOL

As forças armadas russas vão ser reforçadas em 2010 com mais de 30 mísseis balísticos nucleares. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo presidente Dmitry Medvedev, durante o discurso do estado da nação, em que anunciou ainda outros meios militares.

«No próximo ano necessitamos de fornecer [às forças armadas]… mais de 30 mísseis balísticos com base em terra e mar, cinco sistemas de míssil Iskander, cerca de 300 veículos blindados modernos, 30 helicópteros, 28 aviões, três submarinos, uma corveta de guerra e 11 satélites», disse o presidente da federação russa.
A imagem “http://www.tvi24.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/12484982/318” contém erros e não pode ser exibida.
Medvedev apelou ainda aos estados europeus para que se chegue a um acordo que permita a elaboração de um tratado de segurança europeia. «Necessitamos de, juntos, tomar decisões sérias para consolidar a segurança na Europa», disse. «Se tivéssemos um instituto eficiente que pudesse travar os agressores, a Geórgia não teria o desplante de desencadear uma guerra contra o povo da Ossétia do Sul», anotou.

O presidente da Rússia deixou ainda um aviso interno para quem tente criar instabilidade em Moscovo. «Qualquer tentativa de minar a situação com slogans democráticos, para desestabilizar o estado e dividir a sociedade, irá ser travada», assegurou Medvedev.

«A lei é uma para um e para todos - para os partidos no poder e para os da oposição. A liberdade significa responsabilidade e espero que todos entendam isto», acrescentou.