https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1dNQigrTSua2heOGy1cJuYA3orWK4bBeOSA20Gsuu440heqO84oRUM-DKMz2-TXypxlV6QiADOI0VeKrmwg7xwssqNHQcwDu0mZjO7XQNpPfOt8oAxu9aHgXo80jEH2B2lbCq25dWjtGe/s400/Cindacta+II.jpg

Cindacta 2 começa a operar software nacional em 2010


O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), com sede em Curitiba, deve começar a operar, em março do próximo ano, um novo software de controle de voo, com tecnologia totalmente brasileira. "A vantagem desse software é que nos dá uma capacidade maior de controle e gerenciamento", disse ontem o comandante interino do Cindacta 2, coronel Leônidas de Araújo Medeiros Júnior.

O software, conhecido como Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), já está em fase de testes na unidade paranaense, instalada em um prédio de quatro andares totalmente subterrâneo.
http://marcelotas.blog.uol.com.br/images/radar_cindacta.jpg
De acordo com o coronel, uma das novidades do novo sistema é que ele informa qualquer possível conflito de voo antes mesmo de as aeronaves deixarem o chão. O software segue todas as práticas e recomendações do mercado internacional, incluindo as ditadas pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

"É também um software brasileiro que tem duas grandes vantagens: primeiro, pode-se implementar qualquer atividade operacional e ter pronta resposta; e, segundo, o custo é bem menor. Em alguns momentos, até dez vezes menor", disse Medeiros Júnior.

O software foi desenvolvido durante dois anos pela empresa Atech, que trabalha em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa é que até 2012 todo o País esteja coberto com esse novo sistema operacional. "Se os investimentos governamentais continuarem, até 2012 teremos retirado todo o atraso tecnológico que porventura exista", afirmou o coronel.