IMAGENS: Nova aeronave C-98 Gran Caravan para o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo da FAB

Fonte: CAVOK

Numa cerimômia realizada no dia 13 de novembro, na Base Aérea de Canoas, foi incorporado ao 5° Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) “Esquadrão Pégaso”, uma nova aeronave Cessna C-98A (208) Gran Caravan, o que capacitará o esquadrão para desempenhar com mais agilidade as suas atividades aéreas.

O Cessna C-98A Gran Caravan é uma aeronave monomotor turbo hélice, equipada com uma turbina Pratt & Whitney PT-6A-114, com autonomia de 2.000 km, velocidade máxima de 171kts (324 km/h) e foi desenvolvida para vôos regionais de curto raio e vôos utilitários com pequenas cargas. A aeronave pode transportar de 9 a 14 passageiros ou até 1 tonelada de carga, e tem possibilidade de operação com um único tripulante.

A aeronave Pégaso 35 que chegou na Base Aérea de Canoas, no dia 12 de novembro, vindo de Lagoa Santa, São Paulo, é a aeronave C-98A Gran Caravan (registro FAB 2735), e foi recebida nova de fábrica, já equipada com o novo cockpit no conceito glass, equipado com três telas multifunção de cristal líquido (MFD).

Incoporado oficialmente no dia 13 de novembro, no mesmo dia já efetuou seu primeiro voo oficial entre Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo, três cidades do Rio Grande do Sul.