TAM compra Pantanal por R$ 13 milhões

O Globo, com agências

A companhia aérea TAM anunciou nesta segunda-feira que acertou a compra da Pantanal, uma pequena empresa do setor que deixou de operar em 2008, por R$ 13 milhões. Para ser concluída, a operação precisa ainda de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil.

O grande atrativo da Pantanal é o direito de operar 16 pares de slots em Congonhas, pouco mais de 6% do total de 249 existentes no aeroporto. Atualmente, a Gol e a TAM juntas operam quase 90% de todos esses espaços e a OceanAir opera outros 4%.

Congonhas é extremamente cobiçado por empresas menores, como Trip, Webjet e Azul, pelo fato de ser o mais movimentado do país e viabilizar as rotas mais rentáveis.

No início de dezembro, a TAM já havia sido a única empresa a se habilitar para o leilão da Pantanal. Entretanto, este foi suspenso pela Vara de Falências de Recuperações Judiciais da capital, com base em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que devolveu à agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o direito de redistribuir os slots (autorizações de pouso e decolagem) da Pantanal.

Os slots tinham sido inseridos como ativos na venda da companhia à TAM, da mesma forma como foi feito quando a Varig foi vendida à Gol, em março de 2007.