A Rússia pode vir a construir brevemente uma nave espacial propulsada a Energia Nuclear

Fonte: Quintus

Motor nuclear NERVA (http://www.epower-propulsion.com)

A Rússia pode vir a construir brevemente uma nave espacial propulsada a Energia Nuclear. O projeto deverá rondar os 600 milhões de dólares e – se for aprovado – poderá realizar o seu primeiro ensaio já em 2012.

Um motor de foguete nuclear poderá ser revolucionário na exploração dos planetas exteriores. Não há barreiras teóricas que impeçam a construção de um motor nuclear mas é duvidoso que os russos consigam cumprir um prazo tão apertado… Poderão conseguir fabricar um motor capaz de ser testado no solo, especialmente se utilizarem dados e projetos das primeiras experiências soviéticas na área (na década de 50 e 60), mas lançar um foguetão nuclear, em 2012, é praticamente impossível.

Os motores nucleares podem ter o dobro da eficiência energética dos motores químicos, pelo que se compreende bem a causa do seu apelo, e por essa razão é que nos EUA houve um intenso projeto de pesquisa nesta área, produzindo-se então uma série de reatores experimentais. O conceito aqui testado era o de usar o calor intenso do reator para aquecer hidrogénio, que se expandia, gerando no processo a força que impelia o foguetão. Nenhum destes motores funcionou durante mais do que oito minutos, mas o conceito foi testado e comprovado. O problema é que os gases de exaustão que saem do motor eram radioativos. Um programa idêntico corria ao mesmo tempo na União Soviética, a um nível ainda mais avançado e oferecendo agora as bases para este otimismo russo… Fundado ou não, saberemos já em 2012.