https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvPTBBUFburCmK744GEgZu_81_niujPOyzTsrv2VgfhoXySKf6O9TLGTeNoc8JcoV5Qt3m7EE0wQ405VMUqz0a6YXqX_Fkf3GzgQJcYb2nceUJ49-JdHv9amdSyeLlpkpwpDWznuCopGqS/s400/T-50+Golden+Eagle2.jpg
Emirados Árabes Unidos reabrem negociações
para compra de treinadores T-50 da Coreia do Sul


Fonte: DefenseNews – Tradução: Cavok

Os Emirados Árabes Unidos reabriram as conversas para aquisição do jato de treinamento T-50 Golden Eagle fabricado na Coreia do Sul, após discussões para compra do concorrente italiano M-346 Master, que não prosseguiu além da suposta escolha, de acordo com uma fonte de defesa da região do Golfo no dia 27.

Os Emirados Árabes Unidos selecionaram o treinador Alenia Aermacchi M-346 Master em fevereiro de 2009 para um pedido de 48 aeronaves, incluindo 20 na configuração de caça leve. A Alenia Aermacchi é uma unidade da Finmeccanica. O M-346 havia vencido o T-50, o qual é fabricado pela Korean Aerospace Industry (KAI), em cooperação com a Lockheed Martin.

Mas as negociações para assinatura do contrato para aeronave italiana, avaliado em US$ 1,4 bilhão, estagnaram, disse a fonte. “Houve um desentendimento entre uma autoridade chefe dos Emirados Árabes Unidos e a liderança da Finmeccanica sobre as especificações,” disse ele.

“Alguns componentes que os Emirados pensavam que estariam inclusos, na verdade não estavam. Os Emirados Árabes Unidos então voltaram-se para os coreanos e iniciaram negociações avançadas. Agora estão focados na aquisição dos T-50 e um novo acordo deve sair logo,” adicionou a fonte, a qual é familiar com o programa de aquisição.

A fonte não especificou quais componentes que criaram o problema, ou se as conversações com a Aermacchi poderão ser retomadas. Não ficou claro se o reinício das conversações com KAI foi uma tática de negociação ou sinalizou uma ruptura definitiva com a Aermacchi.

Um porta voz da Finmeccanica não quis comentar o motivo dos Emirados Árabes Unidos estarem agora em conversa com a KAI. Apenas disse que “essa é uma negociação complexa e nossas conversas então em andamento,” ele disse.

A Lockheed não foi encontrada para comentar o assunto.

Os jatos M-346 e T-50 são considerados as melhores aeronaves de treinamento avançado do mercado. Apesar de eles terem sidos adquiridos pelas forças aéreas de seus respectivos países, a Itália e a Coreia do Sul, a competição dos Emirados Árabes Unidos foi o primeiro duelo no mercado internacional, com o M-346 aparecendo como o suposto vitorioso.

Eles também estão numa fase final de escolha dos novos jatos de treinamento para Força Aérea de Cingapura e ambas aeronaves estarão presentes no Singapore Air Show na semana que vem, se apresentando diariamente em voo.

A Itália foi a cliente lançadora do jato M-346, aceitando adquirir uma pequena quantidade de aeronave no ano passado, logo após o Dubai Air Show.