Explorador diz ter encontrado o Salão Âmbar

Fonte: Daily Mail, 19 de janeiro de 2010 - Via: Sala de Guerra


O Salão Âmbar dos Czares – um dos maiores tesouros perdidos da Segunda Guerra Mundial, que foi roubado pelos nazistas durante a invasão da União Soviética – pode ter sido encontrado.

Um caçador de tesouros russo está atualmente escavando um enclave em Kaliningrado, onde ele descobriu um bunker da Segunda Guerra, local que o alto-comando alemão usou durante a batalha pela cidade em 1945.

Se Sergei Trifonov estiver correto, ele solucionou um dos maiores mistérios deixados pela guerra – e fará de si um multimilionário.

Sergei diz que irá abrir o bunker no fim de janeiro [de 2010] para encontrar o tesouro. Esculpido inteiramente em âmbar, ouro e pedras preciosas, o salão composto de numerosos painéis era uma maestria da arte barroca e amplamente considerado o mais importante tesouro da arte mundial.

Quando suas 565 velas eram acendidas, dizia-se que o Salão Âmbar “brilhava como ouro vivo”. Estima-se que valha algo em torno de 150 milhões de libras, mas muitos o consideram de valor inestimável.

Foi presenteado a Pedro, o Grande, pelo rei da Prússia em 1716. Mais tarde, Catarina, a Grande, retirou-o do Palácio de Inverno em São Petersburgo e instalou-o na casa de verão em Tsarskoye Selo, fora da cidade. E foi lá que os alemães o encontraram em 1941, e o trouxeram para Königsberg, na antiga Prússia Oriental.

Contudo, o Salão desapareceu em janeiro de 1945. Muitos dizem que foi destruído no castelo da cidade durante um ataque aéreo; outros dizem que ele afundou no Báltico em um navio alemão e outros ainda contam que o Salão foi desmantelado por soldados soviéticos e enviado para casa aos pedacinhos, como souvenires de guerra.

Mas Trifonov tem outra teoria. “Acredite ou não, está aqui, a 12 metros no subsolo. Este lugar foi construído em fevereiro de 1945 com dois objetivos: acomodar o quartel-general do General Otto Lasch e guardar tesouros de Königsberg, uma cidade sob cerco”.

Königsberg é atualmente Kaliningrado, capital da província mais ocidental da Rússia, que tem o mesmo nome.

Para testar sua teoria, Trifonov começou a vasculhar o solo ao redor do bunker usando um radar de penetração, e começou a drenar água. Ele já desencavou uma sala de tijolos.

O bunker está a cerca de 1 quilômetro do antigo castelo, que foi demolido em 1967. Ele diz que tem informações de arquivos que detalham a localização do Salão, mas não revela suas fontes.

O governador de Kaliningrado parece convencido e já liberou o financiamento para a escavação. Mas muitos permanecem céticos.

É um bom contador de histórias, mas não pode provar nada”, disse Vladimir Kulakov, perito do Instituto de Arqueologia da Rússia, que também cavou o solo do bunker na busca do Salão Âmbar.

Anatoly Valuyev, vice-diretor do Museu de Arte e História de Kaliningrado, é mais esperançoso. “É bom que as pessoas pensem que o tesouro está aqui. Eles têm energia e o museu se beneficia com isso”, disse.

Ainda temos esperança de que o Salão Âmbar esteja em algum lugar de Kaliningrado. Existem ainda muitos subterrâneos para explorar. Se não encontrarem aqui, procurarão em outro lugar”.