Comemorações no porto de Pearl Harbor (F-22 e um Zero ao fundo)

Lockheed Martin pode oferecer o F-35 para a Marinha Indiana

Fonte: Plano Brasil

Na luta por conquistar este emergente e poderoso aliado, Washington estaria jogando todas as sua s cartas para conquistar as “mentes e os corações” de New Delhi.

A aposta de washington e da Lockheed Martin, concentra-se em oferecer o seu mais moderno caça o F 35 ligtining II supostamente para a Marinha Indiana, que no futuro próximo terá em operação 3 Porta Aviões de fabricação própria.

A aposta de Washington, não se resume tão somente a oferta do caça para um potencial aliado, ela visa também “axificiar” a Indústria aeroespacial Russa, a qual tem se recuperado à um rítimo acelerado por conta de acordos e contratos de exportação para diversos países no globo, especialmente para a Índia, seu mais proeminete parceiro.

Sendo a Índia o seu maior parceiro no campo extratégico militar, e esta optando por modelos e sistemas ocidentais, o desfalque nos cofres de Moscow seriam uam perda considerável. A Rússia perdira assim um importante parceiro e assim, a sua indústria local teria dificuldades de se sustentar.

Portanto, pode -se dizer que o Jogo de Washington não se resume apenas à uma disputa econômica por venda de armamentos e parecria estratégica, mais sim de uma cartada geopolítica, pois poderia tirar de cena o seu mais poderoso rival no campo científico, comercial e militar.

Resta saber como ficaria a situação da Índia e do futuro das relações Washington-New Delhi e New Delhi-Moscow pois esta é parceira dos Russos no desenvolvimento do caça de 5ª Geração PAK FA ou FGFA (acrônimo Indiano) e sendo este o principal rival dos norte americanos F22 Raptor e F 35 ligtining II, fica difícil imaginar como se dariam as transferências de tecnologia e segredos militares para aquele país.