https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7m0v-SOf2botF6_6DTYkrnQwodIARxqQlhYPaAr_TKZLLBSwoz3fLa5OwfuNS8khgpdth2xYy2bUlD1454ZMP_wQPSRy0AFRLQZWnFh4KdyMJd1jauPWknfhasErbj9fsxIEemmQ_UtM/s400/lula_presidente.bmp

Fórum de Davos entrega prêmio de Estadista Global a Lula

Do Valor OnLine - Via: G1

Apesar da ausência do homenageado, o Fórum Econômico Mundial entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio "Estadista Global". Representando o presidente no encontro em Davos, Suíça, estava o chanceler Celso Amorim, que aceitou a honraria em nome de Lula e leu o agradecimento do presidente.

"Esse prêmio aumenta a minha responsabilidade como líder e a responsabilidade do país como um agente presente e ativo cada vez no ambiente global", afirmou Lula no texto. De acordo com as informações do Fórum, Lula destacou a luta contra a pobreza como a melhor arma para o desenvolvimento, para a paz e também para a proteção dos países contra as crises. "Essa lição absorvida pelo Brasil é aplicável a qualquer parte do mundo, rica ou pobre", continuou.

No texto lido por Amorim, Lula também conclamou os líderes mundiais a trabalhar para enfrentar os problemas das mudanças climáticas e dos fatores que geraram a crise financeira mundial. "Devemos governar com criatividade e justiça. E temos que fazer isso agora, antes que seja tarde demais."

Por causa de uma crise de hipertensão, Lula teve de cancelar a viagem que faria a Davos. Ele chegou a ser internado no fim da noite de quarta-feira em Pernambuco e depois seguiu para seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), onde descansa e fará exames. O quadro foi atribuído ao estresse e à extensa agenda de compromissos.